Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2662
Type: Dissertação
Title: Avaliação Institucional : O caso da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro
Title in English: Institutional Assessment: The case of the Faculty of Technology Darcy Ribeiro
Authors: Soares, Antonio Aroldo Lins
Advisor: Andriola, Wagner Bandeira
Keywords: Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Avaliação;Avaliação Institucional;Avaliação das Condições de Ensino;Avaliação da Educação Superior;Avaliação do Ensino Superior – Fortaleza (CE) Instituição Privada de Educação Superior – Fortaleza (CE) Avaliação da Educação;Políticas públicas
Issue Date: 2010
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: SOARES, Antonio Aroldo Lins. Avaliação institucional: o caso da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. 2009.125f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho teve por objetivo proceder a uma avaliação institucional na Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, instituição de natureza privada. De maneira específica buscou-se analisar a qualidade do ensino ministrado naquela instituição à luz das dimensões 2 e 3 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ou seja, perspectiva científica e pedagógica formadora: políticas, normas e estímulos para o ensino, a pesquisa e a extensão e a responsabilidade social da Faculdade. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa, através de questionários, envolvendo uma amostra significativa de alunos veteranos, porque considerados capazes de opinarem com maior segurança sobre a realidade acadêmica, os professores, coordenadores de curso e direção da Faculdade. Esta última foi objeto também de uma entrevista sobre aspectos gerais da instituição. Antes da aplicação dos questionários foi realizado um pré-teste, bem sucedido, já que não surgiram quaisquer dificuldades quanto à sua compreensão e preenchimento. Os resultados da pesquisa indicaram que a qualidade do ensino ministrado foi considerada boa e que as ações de responsabilidade social ensejadas foram entendidas como incipientes. Ao final, buscando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, foram feitas várias recomendações em cima de pontos considerados fracos ou de pouco desenvolvimento.
Abstract: This study aimed to carry out an institutional assessment at the Darcy Ribeiro College of Technology, a private institution. More specifically, it aimed to assess the quality of education at that institution in the light of dimensions 2 and 3 of the National System of Higher Education Assessment (SINAES), ie, scientific and educational perspectives: policies, standards and incentives for teaching, research, extension and social responsibility of the Institution. In this sense a search was conducted through questionnaires, involving a representative sample of veteran students, as they are able to express their views with greater certainty about the academic reality, teachers, course coordinators and direction of the Institution. The latter was also the object of an interview about its general aspects. Before the questionnaires a pre-test was conducted with success, as no new difficulties regarding its understanding and fulfillment occurred. The survey results indicated that the quality of teaching was considered good and that the social responsibility actions occasioned were perceived as incipient. In the end, seeking to contribute to the education quality improvement at Darcy Ribeiro College of Technology, several recommendations were made towards areas considered weak or undeveloped.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2662
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_aalsoares.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.