Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26619
Tipo: Dissertação
Título: Um percurso entre práticas artísticas na cidade de Fortaleza: diálogos entre arte, comunicação, cidade e tecnologia
Título em inglês: A journey between artistic practices in the city of Fortaleza: dialogues between art, communication, city and technology
Autor(es): Vasconcelos, Allan Diniz Ferreira
Orientador: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palavras-chave: Cidade;Tecnologia;Comunicação;Technology;Communication
Data do documento: 2016
Citação: VASCONCELOS, Allan Diniz Ferreira. Um percurso entre práticas artísticas na cidade de Fortaleza: diálogos entre arte, comunicação, cidade e tecnologia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: Apropriando-se da ideia de cidade como campo ampliado da comunicação e da arte, esta pesquisa pratico-teorica objetiva investigar experimentações artísticas que envolvem o uso de novas tecnologias, dispositivos moveis e mídias locativas, estabelecendo uma relação direta com a cidade de Fortaleza. Partindo de um percurso atravessado pela observação, participação, construção de relações e intercambio de experiencias, foi feita uma analise de trabalhos de três artistas que atuam na capital cearense: David da Paz, Cecilia Andrade e Andre Lopes. Devido a aproximação e a diversidade dessas propostas artísticas, questões como agenciamento de praticas colaborativas; dialogos entre videoperformances geolocalizadas e poeticas nomades; apagamentos e disputas de imaginarios urbanos, nocoes de publico, privado e redes sociais virtuais no espaco citadino e vizinhanca, proximidade e entorno ligadas aos usos de tecnologias ordinarias contribuiram para a construcao de um pensamento que apresenta novas dinâmicas na configuracao de cibercidades contemporaneas. Embasado por nocoes de site-specific e pelo olhar de De Certeau sobre formas de inventar e praticar o cotidiano, sao construidos aqui desdobramentos criticos a partir de um espaco social conectado por formas criativas de reiventar uma cidade tensionada por fluxos informativos e intensos processos de transformacoes politico-economico-sociais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26619
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_adfvasconcelos.pdf12,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.