Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26618
Title in Portuguese: Agitação e propaganda como parte da política cultural no MST – pesquisa participante durante o VI Congresso Nacional do Movimento
Author: Rodrigues, Thiago
Advisor(s): Barbalho, Alexandre Almeida
Keywords: Agitação e Propaganda
MST
Política Cultural
Pesquisa de campo
Issue Date: 2015
Citation: Rodrigues, T.; Barbalho, A. A. (2015)
Abstract in Portuguese: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda o uso da Agitação e Propaganda pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Faz um resgate do conceito de Agitação e Propaganda, também chamada de Agitprop, formulado principalmente na Rússia de início do século XX e analisa a influência que ela teve no Brasil na década de 1960. Apresenta o resgate da Agitprop que o MST faz desde o ano de 2003 a partir de publicações e de práticas em marchas, ocupações, manifestações. Analisa a Cultura (ou a Política Cultural) do Movimento a partir da prática da Agitação e Propaganda (Agitprop), entendida aqui também como um conceito, e busca perceber como se constitui o pensamento de cultura do movimento no seu dia a dia e como esse pensamento dialoga ou faz parte dos posicionamentos e ações políticas do MST. Investiga como a Agitação e Propaganda está relacionada às formulações em torno da cultura e como ela se insere no processo de lutas do Movimento, assim como, como ela contribui para o engajamento político dos militantes nessas lutas. Busca elementos que mostram uma formulação sobre Política Cultural e sobre Cultura que dialoga com formulações do MST acerca do tema, assim como com pesquisadores que já versaram sobre o assunto e a partir, também, das falas de militantes da Brigada Nacional de Agitação e Propaganda e da área de cultura do MST. Usa a Pesquisa Participante como método de pesquisa principal, se valendo ainda da pesquisa bibliográfica e das entrevistas em profundidade com agitadores e propagandistas do MST. A pesquisa empírica foi realizada durante o VI Congresso Nacional do Movimento, que ocorreu em fevereiro de 2014, a partir da participação no coletivo que compôs a Brigada Nacional de Agitação e Propaganda. Usa fotos, trechos de entrevistas e trechos do Diário de Campo como material da pesquisa de campo que subsidia as reflexões.
Description: RODRIGUES, Thiago. Agitação e Propaganda como parte da Política Cultural no MST – Pesquisa Participante durante o VI Congresso Nacional do Movimento. 2015. 85f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26618
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_trodrigues.pdf785,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.