Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26588
Tipo: TCC
Título: Os grandes pequenos: a relação da publicidade de alimentos com o número crescente de crianças obesas
Autor(es): Oliveira, Flávia Brandão de
Orientador: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: Infância;Obesidade infantil;Publicidade de alimentos;Niñez
Data do documento: 2013
Citação: OLIVEIRA, Flávia Brandão de. Os grandes pequenos: a relação da publicidade de alimentos com o número crescente de crianças obesas. 2013. 121f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a influência da publicidade infantil com a grande eminência de crianças obesas no país. Para isso, foi realizada uma pesquisa, em uma escola particular de Fortaleza, com o intuito de averiguar a influência da publicidade nos hábitos alimentares das crianças. Fez necessário ouvir a instituição de ensino, a família, a partir de entrevistas em profundidade, e as crianças através de oficina realizada com os alunos do 4ª ano. Conclui-se que a publicidade influencia as escolhas das crianças, mas estas opções feitas por elas também podem ser modificadas pelas famílias. A escola apresenta-se como um lugar de educação formal e também provedora de hábitos saudáveis. Por isso, esta deve oferecer uma alimentação de qualidade, promovendo uma educação das crianças perante os hábitos. A regulamentação da publicidade de alimentos forneceria para muitas famílias um freio aos anseios consumistas das crianças, e consequentemente, um tipo prevenção da obesidade infantil.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo estudiar la influencia de la publicidad de los niños con la gran eminencia de niños obesos en el país. Para eso, se realizó una encuesta en una escuela privada en Fortaleza, con el fin de investigar la influencia de la publicidad en los hábitos alimentarios de los niños. Hecho necesario oír la institución educativa y la familia a partir de entrevistas en profundidad y un taller para niños realizadas con estudiantes del cuarto año. Se concluyó que la publicidad influye en las decisiones de los niños, pero estas elecciones hechas por los estudiantes también puede ser modificado por la familia. La escuela se presenta como un lugar de educación formal, así como el proveedor de hábitos saludables. Por lo tanto, debe ofrecer una buena comida en el comedor y la educación de los niños antes de los hábitos. La regulación de la publicidad de alimentos para muchas familias proporcionar un freno a los deseos consumistas de los niños, y por lo tanto, un tipo de prevención de la obesidad infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26588
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_fboliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.