Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26545
Tipo: Resumo
Título: Ensino do espanhol mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics).
Autor(es): Caldas, Jane Eyre Martins
Carvalho, Beatriz Bezerra
Soares, Deyse Mara Romualdo
Barros, Gracy Kelly Amaral
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Palavras-chave: Espanhol.;Ensino.;TDICs.
Data do documento: 2016
Citação: CALDAS, J. E. M; CARVALHO, B. B; SOARES, D. M. R; BARROS, G. K. A; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)
Resumo: Este trabalho faz parte do Curso de Extensão Tecnodocência, período 2016.1, e tem como objetivo principal descrever como se dá a utilização dos recursos tecnológicos digitais para a resolução de um problema contextualizado, na área de Linguagens e Códigos – Espanhol, proposto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e produzir Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) no desenvolvimento de solução da questão proposta. Sabendo que a aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala constitui uma tipo de abordagem de ensino, é possível que o seu uso contribua não apenas para os alunos como, também, para a formação do licenciando, pois sistematiza, fundamenta e contextualiza os processos de aprendizagem relacionados ao ensino na teoria e na ação, utilizando ferramentas do cotidiano dos alunos. Para a gravação da videoaula foi desenvolvida a resolução de uma questão do ENEM - Espanhol, seguindo as seguintes etapas: uma breve contextualização sobre o tema, a leitura do texto, a resolução e o comentário de cada item com a ajuda do Diccionario de la lengua española (DLE), disponível online e uma videoaula na página do YouTube, com a finalidade de trabalhar os conceitos envolvidos. Como resultado, a videoaula foi disponibilizada no canal Tecnodocência, no YouTube onde os alunos puderam ter acesso a todo o conteúdo trabalhado. Após assistir à videoaula disponibilizada foi possível visualizar que todas as etapas trabalhadas anteriormente foram de fundamental importância para a construção, organização e execução da apresentação. Não obstante, por ser a primeira experiência com videoaula ainda é necessário desenvolver técnicas para trabalhar o texto de forma mais objetiva, fazendo com que a apresentação seja mais dinâmica.
Descrição: CALDAS, Jane Eyre Martins et al. Ensino do espanhol mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26545
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jemcaldas.pdf49,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.