Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26542
Tipo: TCC
Título: Beckett à mesa: antropofagia e corpo no espetáculo Um lugar para ficar em pé
Autor(es): Bandeira, Daniel Vitor Lustosa
Orientador: Vásquez, Hector Andrés Briones
Palavras-chave: Antropofagia;Tradução;Teatro;Beckett
Data do documento: 2013
Citação: BANDEIRA, Daniel Vitor Lustosa. Beckett à mesa: antropofagia e corpo no espetáculo Um lugar para ficar em pé. 2013. 109f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O espetáculo teatral Um Lugar Para Ficar Em Pé é resultado do processo antropofágico realizado pela primeira turma do curso de Licenciatura em Teatro da UFC com a obra de Samuel Beckett, escritor irlandês conhecido por ser um dos principais expoentes do Teatro do Absurdo. Este trabalho compreende a antropofagia como metáfora da tradução utilizada por estudiosos da área como Rainer Guldin e Haroldo de Campos. A metáfora da antropofagia também pode ser compreendida como o processo de hibridação da arte contemporânea, que devora os sistemas de representação da arte e cria interseções de uma área com a outra. Através dessas compreensões da antropofagia, este trabalho analisa como o Grupo devora o universo becketiano para montar o espetáculo. Neste processo, o corpo é como o nutriente que irá se transformar ao longo do espetáculo, mas resistirá durante todo o processo de antropofagia. Ele é o elemento que irá representar todos os signos da obra becketiana, tornando-se um corpo síntese do universo do autor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26542
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dvlbandeira.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.