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Tipo: TCC
Título: Percepção, placebo e publicidade
Autor(es): Santos, José Ângelo dos
Orientador: Feitosa, Luiz Tadeu
Palavras-chave: Percepção;Placebo;Efeito-placebo;Publicidade
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, José Ângelo dos. Percepção, placebo e publicidade. 2011. 83f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011.
Resumo: O presente trabalho visa a uma abordagem da propaganda de uma maneira um tanto diferente, associando-a a uma área do conhecimento pelo menos a princípio não muito afim: a Medicina. Essa associação se daria por meio do estudo da Placebo-Terapia, bem como dos efeitos positivos que ela pode causar nos pacientes a ela submetidos. Este efeito positivo é chamado de efeito-placebo. Para promover essa ligação entre as duas áreas citadas, será abordada a teoria da percepção, advinda da área da Psicologia, como um fenômeno que se apresenta vinculado tanto à Medicina quanto à Propaganda, evidentemente que adaptada aos fazeres de cada uma delas. O objetivo é mostrar que o efeito-placebo, apesar de advir de uma área aparentemente tão distante da Publicidade como é a Medicina, pode ser estudado sob o viés publicitário, bem como auxiliar num melhor entendimento do público-alvo por parte dos profissionais da área da propaganda, a fim de compreender o que se passa na cabeça dos consumidores diante de uma campanha, além da melhor previsão de uma reação correspondente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26522
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