Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26486
Tipo: Resumo
Título: Deriva dos conteúdos: interdisciplinaridade e tecnodocência
Autor(es): Gadelha, Fabrício Mendes
Cavalcante, Brenda de Ângelis Sombra
Delfino, Bruno Rodrigues
Carvalho, Davi Nunes de
Lima, Luciana
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Tecnodocência;Conteúdos
Data do documento: 2016
Citação: GADELHA, F. M; CAVALCANTE, B. Â. S; DELFINO, B. R; CARVALHO, D. N; LIMA, L (2016)
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o conteúdo exposto com recursos lúdicos, tais como video, imagens, sons e gifs em aula interdisciplinar garantindo maior imersão do grupo de alunos matriculados na disciplina Tecnodocência em 2016.1. As TDICs foram escolhidas como um meio de facilitar a abstração dos conteúdos, pois sua apreensão seria potencializada pela mídia digital facilitando, por exemplo, a aprendizagem do conceito de Placas Tectônicas por meio de visualização de gifs. Tendo em vista a proposta da disciplina Tecnodocência oferecida pela UFC, que seria a prática interdisciplinar, escolhemos como tema a animação “A Era do Gelo 4 – Deriva Continental” para integrar as áreas a serem trabalhadas: Geografia, Ciências Biológicas, Matemática e Letras. Apresentou-se como assuntos geradores para a experiência: Tectônica de Placas, Teoria da Evolução, Proporcionalidade e um desdobramento moderno da Linguagem. Essa atividade ocorreu no dia 25 de junho de 2016, sexta-feira, com o objetivo de propor práticas que agregassem diferentes áreas do conhecimento científico e a utilização instrucionista/construcionista das TDICs. Foi ministrada uma aula por quatro graduandos das áreas já mencionadas dividida basicamente em três etapas: contato inicial com o vídeo onde foi exposto o trecho inicial da animação, integração do conteúdo do vídeo com as áreas abordadas e com o conhecimento prévio da audiência após sondagem e atividade prática desenvolvida pelos participantes relacionando os conteúdos. A prática proposta tinha uma intenção construtivista, onde os alunos interligariam imagens do filme com os conceitos apresentados elaborando MEMEs. Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que em discussão pós-prática, o grupo avaliador julgou a apresentação fluida e interdisciplinar. É possível a aplicação interdisciplinar aliada à tecnologia. Por ser uma atividade complexa requer melhor controle do tempo e experiência dos participantes.
Descrição: GADELHA, Fabrício Mendes et al. Deriva dos conteúdos: interdisciplinaridade e tecnodocência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26486
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fmgadelha.pdf48,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.