Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lista de discussão como uma ferramenta para aprendizagem colaborativa
Título em inglês: E-mail groups list as a tool for colaborative learning
Autor(es): Castro Filho, José Aires de
Lopes, Ligiane de Castro
Souza, Claudenice de Freitas
Palavras-chave: Lista de Discussão;Aprendizagem colaborativa;Educação a Distância;Ensino Presencial;Informática educativa
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação
Citação: Castro Filho, J. A.; Lopes, L. C.; Souza, C. F. (2004)
Resumo: O presente artigo investigou a lista de discussão como suporte ao ensino presencial. Participaram da pesquisa 57 alunos de duas turmas de uma disciplina de Informática na Educação. Os alunos enviaram 742 mensagens (média de 12,8 por aluno). A análise das mensagens revelou uma grande riqueza de temas discutidos, dentre os quais: comentários sobre softwares educativos; acessibilidade do computador na sociedade e o professor frente às novas tecnologias. Concluímos que as listas podem ser utilizadas como um recurso complementar à educação presencial, como ferramenta para a aprendizagem colaborativa, possibilitando ultrapassar limites como o tempo e o espaço e permitindo um aprofundamento de discussões iniciadas em sala de aula.
Abstract: This article investigated the use of e-mail interest groups as a tool to presential education. 57 students from two classes of a Computers in Education course participated in the research. The students sent 742 messages (mean of 12,8 messages per student). A broad category of themes were found in the the messages analyzes, such as: remarks about educational software, computer accessibility in society and teachers and the new technologies. We conclude that the use of email interest groups can be used to aid on-site education, as a tool for colaborative learning, by deepening classroom discussions and going beyond time and space restrictions.
Descrição: CASTRO FILHO, José Aires de; LOPES, Ligiane de Castro; SOUZA, Claudenice de Freitas. Lista de discussão como uma ferramente para aprendizagem colaborativa. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 5, n. 1, p. 55-61, jun. 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469
ISSN: 1518-3580 (impresso)
2317-3998 (online)
Aparece nas coleções:DELLES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_jaclopes.pdf137,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.