Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Francisco Paulo Jamil Almeida-
dc.contributor.authorMont'alverne, Camila-
dc.date.accessioned2017-10-07T13:31:53Z-
dc.date.available2017-10-07T13:31:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMont'alverne, C.; Marques, F. P. J. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26458-
dc.descriptionMONT'ALVERNE, Camila. Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2013. 131f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to investigate, through the study of editorials published on the printed version of O Estado de S. Paulo, the way that Dilma Rousseff's public image is built by the newspaper. The sample is formed by 24 texts of different months and weeks of 2012. It is known that the public images of representatives constitutes one of the factors to influence citizen's political preferences. In this context, Journalism (even when it adopts the discourse of objectivity) disposes of special configurations related to the building of political actors' public images. With the analysis of the editorials, three main subject categories were found: Economics; Politics; and Social Issues. From the establishment of these categories, it has been identified the framings adopted by the periodical to personalize the president. In the Economics category, the president's competence to deal with the international economic crisis is questioned. Referring to Politics, editorials criticize negotiations with allies in Congress. In the Social Issues category, the newspaper questions the president's efficiency related to works of large social impact. A permanent tension is perceived in the process of framing, while the discourse of objectivity is put on doubt by the biases clearly exposed in the editorials.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.subjectDilma Rousseffpt_BR
dc.titleJornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, pretende-se investigar, por meio do estudo dos editoriais publicados na versão impressa de O Estado de S. Paulo, a forma pela qual a imagem pública de Dilma Rousseff é construída pelo jornal. O corpus é composto por 24 peças, de diferentes meses e semanas de 2012. Sabe-se que a imagem pública dos representantes constitui um dos fatores que influenciam as preferências políticas dos cidadãos. Nesse contexto, o Jornalismo (mesmo ao adotar o discurso da objetividade) dispõe de configurações especiais em relação à construção da imagem dos agentes políticos. Na análise dos editoriais, três foram os eixos temáticos principais diagnosticados: Economia; Política e Questões Sociais. A partir da divisão das categorias, foram identificados os enquadramentos adotados pelo periódico para caracterizar a presidente. No eixo Economia, os editoriais questionam a competência da presidente para lidar com a crise internacional. Acerca da Política, criticam as negociações com a base aliada. No eixo Questões Sociais, o Estadão põe em xeque a eficiência da gestora em relação a obras de forte impacto social. Percebe-se uma tensão permanente no processo de enquadramento, na medida em que o discurso da objetividade é problematizado pelas tomadas de posição evidentes nos editoriais.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_cm'alverne.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.