Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26442
Tipo: Resumo
Título: A perspectiva construcionista como mobilizador do estado de fluxo: experiência da disciplina Tecnodocência.
Autor(es): Teles, Gabriela
Lôbo Filho, Francisco Helder Braga
Soares, Francisco Renato da Silva
Lopes, João Ítalo Mascena
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
Lima, Luciana
Palavras-chave: Construcionismo;Estado de Fluxo;Tecnodocência
Data do documento: 2016
Citação: TELES, G; FILHO, F. H. B. L; SOARES, F. R. S; LOPES, J. Í. M; SENA, T. B. Q. L; LIMA, L; (2016)
Resumo: O objetivo desse trabalho é descrever como a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), com base na perspectiva construcionista, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, a partir da experiência vivenciada por licenciandos da disciplina Tecnodocência no semestre 2016.1. Diante de um contexto permeado pelo boom tecnológico, fator que interfere e é interferido pelo âmbito educacional, faz-se necessário que o docente repense os modos de utilizar as TDICs em seu fazer profissional. Na perspectiva construcionista o educando é o centro, produzindo informações por meio dos recursos utilizados e da mediação do docente em um processo em espiral, não correlacionando-se o ensinar ao transmitir. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso com observação espontânea da disciplina Tecnodocência, em que dois grupos interdisciplinares desenvolveram aula utilizando as TDICs, sendo incluído o momento de debate coletivo, no qual discentes e docentes emitiram suas considerações acerca do apresentado. A pesquisa subdividiu-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Relacionou-se os dados obtidos com as categorias que permeiam o estudo. Constatou-se que quando os grupos analisados, pautaram-se na perspectiva construcionista, houve um aumento significativo no engajamento. No momento de debate foi enfatizado que a atividade de construção de MEMEs e a de construção de fanfics mobilizou o estabelecimento do Estado de Fluxo, caracterizado pelo momento em que o indivíduo entra em um estado de imersão plena, perdendo a noção temporal, fator evidenciado quando o tempo para a realização das atividades foi finalizado e alguns discentes permaneceram engajados. Desse modo, observa-se que a utilização das TDICs como ampliadoras de possibilidades para a construção, e não para a transmissão de conhecimentos, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, elemento interessante de ser buscado pelo docente em sua atuação.
Descrição: TELES, Gabriela; et al. A perspectiva construcionista como mobilizador do estado de fluxo: experiência da disciplina Tecnodocência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26442
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gteles.pdf49,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.