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Title in Portuguese: Estruturas essenciais de avaliação de programas de residência multiprofissional em saúde da família: uma proposta de autoavaliação a partir dos casos de Sobral e Fortaleza
Title: Essential structural assessment of residency programs in health family multi professional in Ceará: a proposal for self-assessment from the cases of Sobral and Fortaleza
Author: Lopes de Souza, Francisca
Advisor(s): Osawa Chagas, Maristela Ines
Keywords: Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Estruturas Essenciais de Avaliação
Avaliação Educacional
Saúde da Família
Educação na Saúde
Issue Date: 2012
Citation: SOUZA, F.L. (2014)
Abstract in Portuguese: A Residência Multiprofissional em Saúde da Família surgiu no Brasil, em meados dos anos 90, em respostas às exigências do Programa Saúde da Família (PSF), com relação à qualificação dos profissionais de saúde para atuarem dentro dos princípios da Atenção Primária à Saúde. Desde então, essa modalidade de formação em serviço vem sendo defendida como estratégia possível para efetivar o encontro educação-trabalho-saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, algumas indefinições no campo pedagógico e metodológico têm apontado desafios no âmbito da avaliação, seja por falta de parâmetros mínimos, seja pela incipiência de métodos e instrumentais. Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de autoavaliação para Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família à luz do referencial estrutural-sistêmico a partir da análise dos projetos político pedagógicos dos programas de Sobral e Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo incorporado, documental e bibliográfico. A pesquisa foi realizada entre maio de 2011 à janeiro de 2012. A coleta de dados consistiu na análise dos projetos político pedagógicos das duas unidades de análise (Sobral e Fortaleza) para identificação das estruturas essenciais de avaliação e validação destas estruturas junto aos especialistas. Foram considerados especialistas os atores que compõem os programas, quais sejam,tutores, preceptores, coordenadores e residentes. Na ocasião do painel, compareceram 07 docentes (tutores e preceptores), as coordenações dos dois programas e 5 residentes de diferentes categorias. As informações oriundas das validações foram analisadas a partir das contribuições dos painelistas em diálogo com o arcabouço jurídico e teórico das residências multiprofissionais. Utilizou-se da análise temática descrita por Minayo (2008) para as contribuições dos especialistas. As estruturas validadas revelaram que os Programas Residências Multiprofissionais em Saúde da Família no Ceará precisam contemplar, em suas propostas pedagógicas, os princípios do SUS, com destaque para a integralidade. Necessitam considerar a diversidade de cenários de aprendizagem, além de tomarem em consideração a realidade institucional e a realidade lócus-regional, e estabelecer um diálogo permanente com o quadrilátero da formação em saúde: atenção, gestão, ensino e controle social. As estruturas de gestão do programa, contexto, currículo e pesquisa foram “novidades” bem aceitas pelos especialistas e trouxeram à tona situações que são pouco discutidas e avaliadas nas residências, tais como: a produção científica, as ações de responsabilidades sociais realizadas junto à comunidade, a percepção dos trabalhadores e dos usuários sobre a contribuição das residências multiprofissionais para a melhoria da qualidade da atenção na Estratégia Saúde da Família. Com base nos relatos dos especialistas, pode-se verificar que o momento da validação provocou reflexões e despertou a necessidade premente de utilizar a autoavaliação como estratégia de aprimoramento do programa. A adequação das estruturas validadas às realidades de outros programas também foi apontada pelos especialistas como possível. A adaptação e a validação das estruturas essenciais de avaliação de programas de residências multiprofissionais em saúde da família no Ceará, ora realizada, sinalizam para a relevância de uma proposta de autoavaliação das mesmas que supere as avaliações “tradicionais” e se torne um processo tão inventivo quanto se deseja às residências.
Abstract: The multi professional residence in Family Health appeared in Brazil in the mid-90`s in response to demands coming from the Family Health Program which required qualifications from their health professional team to work within the principles of Primary Health Care. Since then, this type of formation in service has been defended like a powerful strategy to accomplish the union education-work-health in UHS(Unified Health System). However, some indefinitions in the pedagogical and methodological areas have constituted challengeswhich need to be overcome, mainly in the evaluation area, due to lack of minimal parameters, or the incipience of methods and instruments. This study has as an objective to elaborate a self-evaluation proposal for Multi professional Residence Programs in Family Health, guided by the structural-systemic reference(Lima, 2008), and starts out of the analysis of the Pedagogical-Political Projects of Programs in Sobral and Fortaleza. This work presents a qualitative approach characterized by incorporated multiple study, documental and bibliographic researches. It was held between May,2011 and January, 2012. The data collection consisted of Political-Pedagogical Projects in two units of analysis (Sobral and Fortaleza) which aimed the identification of the essential structures of evaluation and validation of these structures by the experts, where during the consecution of each step, appropriate instruments and collection techniques were used, such as filing guides and specialist overview. Seven teachers were considered as specialists, as well as two coordinators and five residents in the Program. The pieces of information from the validation were analyzed considering the panelists` contribution in multi professional residences. It was also made use of thematic analysis (Minayo,2008) for the specialists` contributions. The validated structures revealed that the Multi professional Residence Programs in Family Health in Ceará really need to review their pedagogical proposals, as well as the principles of UHS(Unified Health System), especially concerning integrity. It is also necessary to consider the diversity of learning scenarios, besides the institutional and regional realities, where a permanent dialogue should exist with the quadrilateral lines of formation: attention, management, teaching and social control. The structures of the program management, its context, curriculum and research were pieces of news well accepted by specialists, putting in evidence situations that are little discussed and evaluated in residences, such as: scientific production, social responsibility actions held by the communities, as well as the perception of workers and users on the contribution of multi professionals for the improvement of the health care quality in Family Health Strategy. Based on the specialists’ reports, we can infer that the moment of validation has caused some reflections and the need for using self-evaluation as a strategy to improve the program. The adjustment of validated structures to other program realities was also mentioned by the specialists like something possible to be done. The adaptation and the validation of essential structures in multi professional residence programs in Family Health in Ceará outstand the importance of a self-evaluation proposal which can provide the improvement of the traditional evaluations. With that, it will be possible to attain such an inventive process so desired by the residences.
Description: SOUZA, F.L. Estruturas essenciais de avaliação de programas de residência multiprofissional em saúde da família: uma proposta de autoavaliação a partir dos casos de Sobral e Fortaleza. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26392
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