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Título: Entre o pensado e o vivido: a prática sugerindo as competências para a gerência na Estratégia Saúde da Família
Título em inglês: Between the thought and the experience: the suggesting skills practice for management in the Family Health Strategy
Autor(es): Linhares, Andreá Silveira de Assis
Orientador(es): Catânio, Percy Antonio Galimbertti,
Palavras-chave: Competência
Gerência
Estratégia Saúde da Família
Data do documento: 2013
Citação: LINHARES, A.S.A. (2013)
Resumo: A gerência na Estratégia Saúde da Família surge como prática profissional a partir da necessidade de inserção de um profissional que esteja voltado a responder as demandas organizacionais e de atenção à saúde, bem como articular a Rede de Atenção à Saúde para garantir a integralidade da atenção e do cuidado, na perspectiva da Atenção Primária à Saúde. A partir da existência desse ator, percebemos o grau de responsabilidades que o mesmo vem assumindo, por exigência do território e pela secretaria municipal de saúde. Nesse complexo de atribuições e fazeres, a sistematização das competências do gerente para a Estratégia Saúde da Família faz-se uma necessidade, frente ao desafio que está posto de reconhecer esse profissional como necessário ao bom funcionamento das ações e dos serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar as competências para o gerenciamento em Centros de Saúde da Estratégia Saúde da Família através da prática dos gerentes do município de Sobral-CE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando pesquisa bibliográfica, considerando a abordagem construtivista da competência a partir dos estudos principalmente de Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001), Irigoin Barrene e Vargas Zuniga (2004), dentre outras contribuições. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2012 a abril de 2013. A coleta de dados consistiu de grupo focal, entrevista semiestruturada e questionário. Teve como sujeitos da pesquisa gerentes, tutores de território, profissionais da equipe da ESF, gestor municipal e coordenação da Atenção Primária. Essa multiplicidade de sujeitos foi propositadamente relacionada para conformar a abordagem construtivista da competência quando propõe a participação de diferentes sujeitos diretamente ligados às práticas profissionais do gerente, para análise das situações de trabalho. Para análise dos dados, foi utilizada a análise temática descrita por Minayo (2008). Como resultados, pudemos identificar um grande número de práticas, atribuições e responsabilidades que foram sendo assumidas e incorporadas a partir de demandas da gestão e do território de forma assistemática, gerando uma diversidade de “modelos” de gerenciamento. Com a análise, foi possível identificar 24 competências, a qual optamos por sistematizá-las utilizando o quadrilátero da formação para a área da saúde: Gestão, Atenção, Educação e Controle Social. Dentre as competências identificadas a gestão de pessoas e a gerência de pessoal foi a mais citada pelos sujeitos do estudo.
Abstract: Management in the Family Health Strategy (FHS) arises as professional practice from the need for the insertion of a professional that is directed to responding organizational and health care demands, as well as articulating the Health Care Network to guarantee care integrality and the care a person needs, in the Primary Health Care perspective.From the existence of this actor, we understand the level of responsibility that they have been taking on, through territorial demand and by the municipal secretary of health. In this complex of attributions and duties, the systematization of management competencies for the Family Health Strategy becomes a need, facing the challenge that is placed in recognizing this professional as necessary for the proper functioning of health actions and services. This study had as objective to analyze the competencies for the management of Health Centers in FHS through the practice of managers in the municipality of Sobral, Ceará.This is, therefore, a case study type study, with qualitative approach, using bibliographic survey, considering the constructivist approach of competency mainly from studies by Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001) and Irigoin Barrene and Vargas Zuniga (2004) among other contributions. The study was conducted between October 2012 and April 2013. Data collection consisted of group focus, a semi-structured interview and a questionnaire. The subjects of this study were managers, tutors from the territory, FHS professionals, the municipal manager and Primary Care coordination. This multiplicity of subjects was purposely related to comply with the constructivist approach of competency when it proposes the participation of different subjects directly linked to the professional practice of the manager, for the analysis of work situations.For data analysis, we used the thematic analysis described Minayo (2008). With the results, we were able to identify a large number of practices, attributions and responsibilities that are being taken on and incorporated from management and territorial demands in a non-systematic manner, generating a diversity of management “models”.From the analysis, it was possible to identify 24 competencies, from which we opted to systematize, using the quadrilateral formation for the area of health: Management, Care, Education and Social Control. Among the competencies identified people management and personnel management were most cited by the study subjects.
Descrição: LINHARES, A.S.A. Entre o pensado e o vivido: a prática sugerindo as competências para a gerência na Estratégia Saúde da Família. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26383
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