Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLemos, Daniel Dantas-
dc.contributor.authorFiuza, Analu Morais Saraiva-
dc.date.accessioned2017-10-04T18:07:27Z-
dc.date.available2017-10-04T18:07:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFiuza, A. M. S.; Lemos, D. D. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26346-
dc.descriptionFIUZA, Analu Morais Saraiva. Jornalismo esportivo e a narrativa de construção de herói: o personagem Neymar na Copa das Confederações 2013. 2015. 77f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractToday, football is seen as a spectacular sport and it attracts the attention of many Brazilians, either the ones who are watching or the ones who are playing. However, football would not sustain itself if not so many idols-heroes arise so often on Brazilians' football fields. The media shows its presence when it looks for reproduce so many different stories, approaching the beginning of each player's life and culture roots, and also when it creates narratives that approach players as heroes, main characters, idols etc. It is precisely this that this work approaches: the construction of the character Neymar made by Globoesporte.com during the Confederations Cup 2013, connecting it to the concepts of heroism (Campbell, 1997), idol-hero (Helal, 2013), spectacle society (Debord, 1994) in consideration of the methodology used by Motta (2005), the narratology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectCopa das Confederaçõespt_BR
dc.subjectNeymarpt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.titleJornalismo esportivo e a narrativa de construção de herói: o personagem Neymar na Copa das Confederações 2013pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO futebol é visto hoje como um esporte espetacularizado e atrai a atenção de diversos brasileiros, sejam aqueles que assistem e/ou praticam. Porém o futebol não se sustentaria por muito tempo se tantos ídolos-heróis não surgissem com tanta frequência nos gramados brasileiros. A mídia se mostra presente justamente ao buscar reproduzir tantas histórias diferentes, abordando as raízes e o começo da vida de cada atleta, mas também se faz presente ao criar narrativas que abordam jogadores como herois, protaginistas, ídolos, etc. É justamente isso que o presente estudo aborda: a construção do personagem Neymar feito pelo Globoesporte.com durante a Copa das Confederações 2013, relacionando aos conceitos de heroísmo (Campbell, 1997), ídolo-herói (Helal, 2013), sociedade do espetáculo (Debord, 1994) à luz da metodologia utilizada por Motta (2005), a narratologia.pt_BR
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_amsfiuza.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.