Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26334
Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia implícita em A formação do espírito científico de Gaston Bachelard
Autor(es): Batista, Thiago Guimarães
Orientador: Souza, José Maria Arruda de
Palavras-chave: Espirito científico;Desenvolvimento científico;Epistemologia;Epistémologie;Développement scientifique
Data do documento: 2006
Citação: BATISTA, Thiago Guimarães. A pedagogia implícita em A formação do espírito científico de Gaston Bachelard. 2006. 106 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2006.
Resumo: O trabalho pretende buscar uma interpretação pedagógica das idéias contidas na obra “A Formação do Espírito Científico” (Paris:1938), de Gaston Bachelard (1884 – 1962), como a descrição dos três estados do espírito científico e a delimitação dos períodos da história das ciências, como os responsáveis pela articulação pedagógica que se faz notar na epistemologia bachelardiana. Estas idéias abrem espaço no pensamento de Bachelard para a necessidade (e sensibilidade) da criação, do “devaneio”, em detrimento de uma idéia tradicional de rigor científico – expresso, para ele, no pensamento neopositivista e na epistemologia de cunho cartesiano. Ao propor uma visão de ciência não como um corpo total de verdades que cresce gradualmente, mas como um diálogo ativo entre razão e experiência, Gaston Bachelard apresenta uma busca pela inovação científica pela forma de repensar o que é tido por certo, daí o seu caráter pedagógico. Com isso, notamos não somente uma mudança na perspectiva sobre a formação de um saber, mas, principalmente, a educação para se trabalhar com tal saber – uma nova forma de pensar para uma nova forma de perceber. Minha hipótese é a de que podemos encontrar, no pensamento bachelardiano, uma superação do argumento histórico-cientificista desvelando uma concepção de educação a partir de uma nova abordagem sobre o desenvolvimento científico.
Abstract: Ce travail cherche l’interprétation pédagogique des idées contenues dans l’oeuvre “La Formation de l’esprit scientifique” (Paris, 1938), de Gaston Bachelard (1884 – 1962). Dans cette oeuvre, Bachelard traite de la description dês trois états de l’esprit scientifique, de la délimitation dês périodes de l’histoire des sciences, des responsables de l’articulation pédagogique présente dans l´épistémologie bachelardienne. Ces idées ouvrent un espace de la pensée sur la necessité (et la sensibilité) de la creation et de la rêverie, au détriment d’une idée traditionnelle de rigueur scientifique qu’il exprime dans sa pensée néopositive et dans son épitémologie non-cartésienne. Il propose une vision des sciences comme étant, non pas un corps total de vérités qui grandit graduellement mais plutôt un dialogue actif entre la raison et l´experience. Il présente ainsi, une recherché de l’innovation scientifique en repensant ce qui est connu comme étant certain, lui donnant son caractère pedagogique. On remarque ainsi un changement de perspective, non seulement dans la formation d’un savoir, mais principalement dans l’enseignement de ce savoir: une nouvelle forme de pensée pour un nouvelle forme de comprehension. Mon hypothèse est qu´on peut trouver, dans la pensée bachelardienne, une argument qui va au-delà de l’argumentation historico scientifique, une conception de l’éducation à partir d’un nouveau regard sur le développement scientifique.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26334
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_tgbatista.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.