Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26293
Title in Portuguese: Revivescências de Canudos: Diálogo entre Os sertões de Euclides e Cicatrizes submersas de Descartes Gadelha
Author: Cardoso, Maria Inês Pinheiro
Keywords: Revivescências de Canudos
Os Sertões
Euclides da Cunha
Cicatrizes Submersas
Descartes Gadelha
Issue Date: 2009
Publisher: Expressão Gráfica Editora
Citation: Cardoso, M. I. P. (2009)
Abstract in Portuguese: A cidadela de Canudos, perdida no Nordeste baiano, afogada sob as águas do açude d e Cocorobó, ali represadas em 1969 pelo então vigente regime militar, emerge, assombrosamente, na estação seca, ao longo de umas quantas décadas com uma vontade, força e perseverança que apenas a entidades vivas se costuma atribuir. A Guerra de Canudos, entre os episódios bélicos internos do Brasil, é o que maior repercussão alcançou ao longo dos tempos. Repercussão que virou a curva de dois séculos e cruzou as fronteiras do país. O episódio desperta um interesse abrangente, para o qual se voltam as mais diversas áreas do saber e do fazer humanos, entre as quais, as artes plásticas e a literatura. Esta diversidade de interesses deve-se à complexidade dessa história . A Guerra de Canudos transcende o estatuto de luta armada, ao que a principio deveria circunscrever-se, para instaurar-se como fenômeno germinador.
Description: CARDOSO, Maria Inês Pinheiro. Reviviscências de Canudos: diálogo entre Os Sertões de Euclides e Cicatrizes Submersas de Descartes Gadelha. In: FIÚZA, Regina Pamplona. (Org.). José de Alencar e Euclides da Cunha. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2009, p. 45-50.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26293
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:DLE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_capliv_mipcardoso.pdf8,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.