Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258
Title in Portuguese: A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973)
Author: Mello, Giusevilly de Souza
Rafante, Heulalia Charalo
Maia, Igor Gouveia
Keywords: Educação Especial
Política Educacional
APAE
Issue Date: 2016
Citation: MELLO, G. S.; MAIA , I. G.; RAFANTE, H. C. ; (2016)
Abstract in Portuguese: Esse estudo refere-se a uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e consulta bibliográfica, e analisa a influência da sociedade civil, especialmente das Associações de Pais e Amigos do s Excepcionais (APAES), na elaboração das políticas públicas destinadas ao atendimento das crianças “excepcionais’. O recorte temporal vai de 1954, ano da criação da primeira APAE no país, até 1973, ano de criação do Centro Nacional de Educação Especial, o primeiro órgão nacional destinado a organizar a Educação Especial. A pesquisa tem como referencial teórico os princípios gramscianos e será desenvolvida em diferentes frentes relacionadas entre si: exame do contexto histórico; análise da criação da APAES e de sua atuação no período em análise, considerando o ponto de vista técnico e político; investigação das ações do Estado direcionadas à educação dos excepcionais, até a criação do CENESP e dos documentos oficiais emitidos no período (1954-1973); investigação da participação da APAE nesse processo. Esse trabalho busca contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento da Educação Especial brasileira, apresentando mais do que o conteúdo das propostas de política pública, mas também o contexto de sua elaboração, dando maior compreensão a elas, desvelando a teia de relações implicadas nesse processo. Busca-se mapear importantes fundamentos para a área da Educação Especial e para a Educação em geral.
Description: MELLO, Giusevilly de Souza; MAIA , Igor Gouveia; RAFANTE, Heulalia Charalo. A apae no brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258
Appears in Collections:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gsmello.pdf50,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.