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dc.contributor.advisorMarques, Francisco Paulo Jamil Almeida-
dc.contributor.authorNeves, Hayanne Narlla-
dc.date.accessioned2017-10-02T21:59:53Z-
dc.date.available2017-10-02T21:59:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNeves, H. N.; Marques, F. P. J. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26241-
dc.descriptionNEVES, Hayanne Narlla. Fortaleza conectada: a relação entre cidade, trânsito e internet a partir do perfil do Twitter @LeiSecaFortal. 2013. 86f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.description.abstractThe research presents an investigation about the influence of the Internet on the relationship between man and the city. It aims to analyze how the so called "social networks" are related to mobile communication devices (cell phones, for example) while contributing to change the ratio of its users with the city. The aim is to understand how Twitter influences urban mobility in Fortaleza. The case studied is the profile @LeiSecaFortal, in Twitter, which has around 37,000 followers (as of January 2013). The @LeiSecaFortal informs his followers about the state of transit in Fortaleza, whose source contributions of various users scattered throughout differents points of city. The profile has a manager that filters messages sent by followers, replicating the greatest interest and impact to the public. With the period analized of one week (between days 10 and 16) four months (May, July, September and November), at an interval of one month for each, the content published on the profile discussed passed by a categorization, then postings were divided into six categories: 1) Blitz / Fines, 2) Accidents / Collisions, 3) Infrastructure, 4) Behavior; 5) Traffic; 6) Other. By analyzing the messages, it was found that those concerning traffic are those that appear in larger numbers. Can also see that the category Blitz / Fines have a lower frequency of retweets than the category Traffic, which indicates that this is not the biggest concern for drivers of Fortaleza that follow the profile @ LeiSecaFortal. But in July, the category of Blitz / Fines appears as the most recurrent, pointing out that, in the holiday period, the oversight is more rigid. We also performed a comparison with the same weekly clipping of March 2011. From this, it was found that in 2011 there were more posts than in 2012, and also the category of traffic to be the most applicant. Also it was found that in 2011 there were more problems related to infrastructure, which did not occur in 2012. Moreover, the category of behavior, in both years, was the least appellant, showing that drivers of Fortaleza are not interested in knowing about the behavior of others or the manager filters more often this kind of posting. It is considered that the analysis helps to understand the transformation of relations between Internet users and daily life of the city, specifically in mobility of Fortaleza. It's also observed that the profile generates statistics about the local traffic, pointing routes and times when there is greater flow of vehicles and infrastructure problems in the city.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.titleFortaleza conectada: a relação entre cidade, trânsito e internet a partir do perfil do Twitter @LeiSecaFortalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta uma investigação acerca da influência da internet na relação estabelecida entre o indivíduo e a cidade. O objetivo é analisar de que maneira as chamadas “redes sociais digitais” (especificamente o Twitter) se relacionam com os dispositivos de comunicação móvel (telefones celulares, por exemplo), ao mesmo tempo em que contribuem para alterar a relação de seus usuários com a cidade. O caso estudado é o perfil @LeiSecaFortal, do Twitter, que possui em torno de 37 mil seguidores (dados relativos a Janeiro de 2013). O @LeiSecaFortal informa a seus seguidores sobre o estado do trânsito em Fortaleza, tendo como fonte principal as contribuições de diversos usuários espalhados em diferentes pontos da cidade. O perfil possui um gerenciador que filtra as mensagens enviadas pelos seguidores ou por aqueles que interagem com ele, replicando as que julga de maior interesse e repercussão para o público. Com o recorte temporal de uma mesma semana (entre os dias 10 e 16) de quatro meses (Maio, Julho, Setembro e Novembro), realizou-se uma categorização do conteúdo publicado no referido perfil; em seguida, propôs-se uma classificação das mensagens postadas em seis categorias: 1) Blitz/Multas; 2) Acidentes/Colisões; 3) Infraestrutura; 4) Comportamento; 5) Tráfego; 6) Outros. Através da análise das mensagens, verificou-se que aquelas concernentes ao Tráfego são as que aparecem em maior número. Também é possível constatar que a categoria Blitz/Multas tem uma menor frequência de retweets em relação à categoria Tráfego, o que indica que esta não é a maior preocupação dos motoristas de Fortaleza que seguem o perfil @LeiSecaFortal. Todavia, em julho, a categoria Blitz/Multas aparece como a mais recorrente, apontando que, no período de férias, a fiscalização é mais rígida. Foi realizada ainda uma comparação com o mesmo recorte semanal do mês de março de 2011. A partir disso, verificou-se que em 2011 havia mais postagens do que em 2012, além da categoria sobre Tráfego ser a mais recorrente. Também verificou-se que, em 2011, havia mais problemas referentes à infraestrutura, o que não ocorreu em 2012. Além disso, a categoria Comportamento, em ambos anos, foi a menos recorrente, mostrando que os motoristas de Fortaleza não estão interessados em saber sobre o comportamento dos outros ou se o gerenciador do perfil filtra mais constantemente esse tipo de postagem. Considera-se que a análise ajuda a compreender a transformação das relações entre os usuários da internet e o cotidiano da cidade, mais especificamente na mobilidade de Fortaleza. Pontua-se, ainda, que o perfil gera estatísticas sobre o trânsito local, indicando vias e horários em que há maior fluxo de veículos, assim como problemas de infraestrutura na cidade.pt_BR
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