Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26239
Title in Portuguese: Internet e imagem pública: o papel do weblog na estratégia de comunicação política de José Serra
Author: Silva, Fernando Wisse Oliveira
Advisor(s): Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Keywords: Comunicação
Internet
Representação política
Imagem pública
Issue Date: 2013
Citation: Silva, F. W. O.; Marques, F. P. J. A. (2013)
Abstract in Portuguese: O trabalho examina as características e peculiaridades das estratégias comunicacionais na internet. Mais especificamente, verifica-se de que maneira o político José Serra lançou mão do site pessoal no período entre eleições. O texto analisa as novas disposições e comportamentos que podem ser percebidos uma vez que a utilização das ferramentas digitais tem o potencial de contornar a comunicação mediada pelos partidos e pelos meios de comunicação e estabelecer vínculos diretos com os cidadãos. Em um primeiro momento, analisa-se a relação entre comunicação e política, buscando entender as formas de comunicação utilizadas pelos agentes e agremiações políticas. Em seguida, estuda-se a imagem pública, parte considerável da disputa política contemporânea, e, especificamente, com a apropriação da internet como plataforma de comunicação. Partindo da ideia de busca por visibilidade pública e utilização da internet, esse trabalho analisa postagens, comentários e estrutura do website de Serra no sentido de compreender como essa estratégia de comunicação foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir. Não obstante, percebeu-se um alto grau de personalização dos discursos na tentativa de aproximar-se do internauta que acessa o site e manter sua imagem em pauta na esfera de visibilidade pública.
Abstract: The paper examines the characteristics and peculiarities of communication strategies on the internet. More specifically, it appears that way the politician José Serra made use of site personnel in the period between elections. The text examines the new rules and behaviors that may be perceived as the use of digital tools has the potential to circumvent communication mediated by the parties and by the media and establish direct links with citizens. At first, we analyze the relationship between communication and policy, seeking to understand the forms of communication used by politics and political groups. Then we study the public image, a considerable part of contemporary political dispute, and specifically with the appropriation of the internet as a communication platform. Based on the idea of seeking public visibility and use of the internet, this paper analyzes posts, comments and structure of the José Serra’s website in order to understand how this communication strategy was built and has been able to achieve that objective. Nevertheless, we noticed a high degree of customization of speeches in an attempt to approach the Internet user who accesses the site and keep your image at stake in the sphere of public visibility.
Description: SILVA, Fernando Wisse Oliveira. Internet e imagem pública: o papel do weblog na estratégia de comunicação política de José Serra. 2013. 80f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26239
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_fwosilva.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.