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Title in Portuguese: Amazônia e Ideologia no New York Times: uma leitura crítica
Author: Rosas, Lívia de Carvalho
Advisor(s): Gósson, Agostinho
Keywords: Jornalismo
Amazônia
Ideologia
Journalism
Issue Date: 2010
Citation: Rosas, L. C.; Gósson, A. (2010)
Abstract in Portuguese: O modo de vida e consumo que se desenvolveu em escala global, sobretudo a partir da Revolução Industrial e da globalização do capitalismo, trouxe consigo impactos ao delicado equilíbrio ecológico do planeta. Suas consequências são mais visíveis a cada dia, e a preservação do meio ambiente ocupa crescentes espaços nos meios de comunicação. A Amazônia – maior floresta tropical e maior reservatório de água doce do mundo – passou a ser considerada um reduto de natureza viva que deve ser preservado para o futuro da humanidade. Muitos mitos se formam ao redor das intenções estrangeiras e xenofobismos brasileiros ligados à floresta trazendo à tona a necessidade de estudos e pesquisas que possam clarear essas questões. Fundamentada nos pressupostos teóricos dos estudos culturais de que os textos da cultura da mídia são passíveis de uma leitura crítica e que esta, por sua vez, contribui para a elucidação das formas de reprodução de relações de dominação e resistência, torna-se viável a busca de algumas dessas respostas nos textos jornalísticos. Neste caso, são analisados editoriais do jornal The New York Times a respeito da Amazônia brasileira publicados no final da década de 1980, com base no conceito de ideologia proposto por Thompson (1995) e na contextualização sócio-histórica da Amazônia e da atividade jornalística na cultura da mídia. Busca-se a apontar que posições ideológicas estão inseridas no discurso jornalístico que expressa a opinião do jornal mais influente do mundo, sobretudo no que diz respeito à soberania nacional brasileira sobre a Amazônia no complexo cenário global de crescentes preocupações ambientais convivendo ao lado de interesses econômicos nacionais e transnacionais.
Abstract: The lifestyle and consumption habits that has developed on a global scale, especially since the industrial revolution and the globalization of capitalism, has brought impacts to the delicate ecological balance of the planet. Consequences are more visible every day, and the preservation of the environment is increasing its space in the media. The Amazon rainforest - the largest tropical rainforest and freshwater reservoir in the world - has been considered a stronghold of living nature that should be preserved for the future of humanity. National and international, economic and social interests are focused in the forest creating a complex stress field. In the 1980s, Brazil was under international community’s pressure to inhibit the deforestation of the Amazon rainforest, which had never been so alarming. Many myths grew around the intentions of foreign intervention and Brazilians’ xenophobia in the rainforest, which raises the need for studies and research that could clarify these issues. Based on the conceptual reference of cultural studies that says the texts of media culture are able of a critical reading that contributes to the elucidation on how relations of domination and resistance are reproduced, some of these answers may be found in journalistic texts. In this case, editorials from The New York Times about the Brazilian Amazon, published in the late 1980s, are analyzed based on the concept of ideology proposed by Thompson (1995) and socio-historical contextualization of the Amazon rainforest and journalistic activity. It seeks to point out what ideological positions expresses the point of view of the world's most influential newspaper, especially regarding Brazilian national sovereignty over the rainforest in the complex global context of increasing environmental concerns, along with national and transnational economic interests.
Description: ROSAS, Lívia de Carvalho. Amazônia e Ideologia no New York Times: uma leitura crítica. 2010. 84f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26201
metadata.dc.type: TCC
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