Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26161
Title in Portuguese: Inimigo do país: análise da construção da imagem do Irã no Jornal Nacional, a partir das matérias veiculadas em setembro de 2009
Author: Souza, Flávio Vinícius Soares de
Advisor(s): Lima, Raimundo Nonato de
Keywords: Globalização
Orientalismo
Ideologia
Discurso
Issue Date: 2010
Citation: Souza, F. V. S.; Lima, R. N. (2010)
Abstract in Portuguese: A globalização tem realizado divisões e uniões em escala planetária. Certas fronteiras têm sido montadas e alguns preconceitos, ultrapassando os séculos, têm permanecido no imaginário dos povos, impedindo alianças e tornando inviável a existência de um planeta uno. Tais fronteiras dizem respeito a limites culturais, impostos em escala planetária e repassados através de mecanismos ideológicos e discursivos. Apresentamos uma análise da forma como o Jornal Nacional, telejornal noturno da Rede Globo de Televisão, tem retratado o Irã. Este país foi recentemente classificado por George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, o Estado com o maior poderio bélico do mundo, como uma das três nações que pertencem a um “eixo do mal”. No entanto, os desentendimentos entre os Estados Unidos e o Irã parecem vir de mais longa data: desde a Revolução Iraniana de 1979. Analisamos a cobertura que o Jornal Nacional fez sobre o Irã durante o mês de setembro de 2009, além de resgatarmos um pouco da história recente deste país e da formação da Rede Globo e do Jornal Nacional. Na constituição de uma estrutura teórica, utilizamos autores que tratam, principalmente, dos temas referentes a televisão, globalização, ideologia, orientalismo e discurso. Dentre as considerações a que chegamos, podemos afirmar que o Jornal Nacional tem atualizado preconceitos e institucionalizado medidas agressoras em relação ao Irã, em formulações que, se não impedem, no mínimo tornam menos possível a existência de uma união mundial.
Description: SOUZA, Flávio Vinícius Soares de. Inimigo do país: análise da construção da imagem do Irã no Jornal Nacional, a partir das matérias veiculadas em setembro de 2009. 2010. 89f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26161
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_fvsdsouza.pdf453,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.