Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26149
Title in Portuguese: No ar, a sintonia da terra: jornalismo e educação não-formal na criação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz
Author: Medeiros, Débora Maria Moura
Advisor(s): Nunes, Márcia Vidal
Keywords: História
Identidade institucional
Educação não-formal
Radiojornalismo
Rádio Universitária
Issue Date: 2009
Citation: Medeiros, D. M. M.; Nunes, M. V. (2009)
Abstract in Portuguese: A Rádio Universitária FM 107,9 MHz possui caráter educativo e está vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), operando a partir da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa da qual resulta esta monografia abrange a primeira gestão da direção executiva da emissora, desde 1981, o ano de sua inauguração, até 1983, quando os professores Clóvis Catunda, Marcondes Rosa e Rodger Rogério deixaram seus cargos diretivos. O levantamento de dados foi realizado através do método de história oral, ou seja, entrevistas com reitor e diretores à época, além de funcionários, colaboradores e bolsistas que participaram da rotina da instituição durante aqueles anos. A partir desses testemunhos, conciliando perspectivas diversas, foi composto um retrato do desenvolvimento inicial da identidade institucional da emissora, conceito construído a partir das reflexões de autores como Anthony Giddens, Sílvia Penteado, Zygmunt Bauman e Stuart Hall. Ao delinear a formação da identidade institucional, foi possível compreender a maneira como as mudanças no cenário político nacional têm afetado a rotina da Rádio Universitária e as contribuições que os projetos pessoais de todos aqueles que lá trabalham ou trabalharam estão entrelaçados ao projeto original. As próximas páginas contêm um relato das articulações anteriores à criação da Rádio Universitária e de seu funcionamento entre 1981 e 1983, detalhando o processo que resultou na programação musical e jornalística de então. O trabalho também contribuiu para a compreensão das peculiaridades de uma rádio pública e educativa, no que diz respeito à formação de quadros profissionais e à relação desse tipo de emissora com o poder.
Description: MEDEIROS, Débora Maria Moura. No ar, a sintonia da terra: jornalismo e educação não-formal na criação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz. 2009. 68f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26149
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_dmmmedeiros.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.