Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26148
Tipo: TCC
Título: Interferências: a cultura contemporânea na tradução pela TV aberta brasileira
Autor(es): Lima, Armando de Oliveira
Orientador: Amaral, Liana Viana do
Palavras-chave: Comunicação;Televisão;Globalização;Cultura
Data do documento: 2009
Citação: Lima, A. O.; Amaral, L. V. (2009)
Resumo: Este trabalho procura conceber a televisão aberta brasileira como a tradução da cultura contemporânea do seu tempo. Trata-se de uma análise das relações entre esse meio de comunicação de massa, os processos de globalização influentes sobre ele e as novas formas de interação sócio-culturais que surgem ao longo de sua existência na sociedade global. Considera-se para isso as contradições, as hibridações e as insularidades existentes nas relações sociais, políticas, econômicas e, principalmente, culturais que se evidenciam no globo desde a criação da televisão como veículo de comunicação, a cerca de meio século. Utiliza-se um aparato histórico para denunciar um processo social único na história da humanidade. Também busca-se conceber as formas como é elaborada e construída ao longo dos tempos a linguagem da televisão por meio de programas que evidenciam em seus formatos o modo como a TV manifesta o caráter da sociedade através de seus recursos e peculiaridades, os quais são próprios de um meio híbrido e contraditório, cúmplice dos processos de globalização.
Descrição: LIMA, Armando de Oliveira. Interferências: a cultura contemporânea na tradução pela TV aberta brasileira. 2009. 68f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26148
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_aolima.pdf537,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.