Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26135
Title in Portuguese: A expressão da modalidade deôntica em língua espanhola: uma análise funcionalista em artigos de opinião
Author: Lopes, Maria de Fátima de Sousa
Prata, Nadja Paulino Pessoa
Keywords: Funcionalismo
Modalidade deôntica
Artigo de opinião
Meios de expressão
Issue Date: 2006
Publisher: XXI Jornada Nacional de Estudos Linguísticos - GELNE
Citation: LOPES, Maria de Fátima de Sousa Lopes; PRATA, Nadja Paulino Pessoa. A expressão da modalidade deôntica: uma análise funcionalista no discurso publicitário. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS- GELNE, 21, 2006, João pessoa. Anais...João Pessoa: GELNE 2006. 9p.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho busca identificar as expressões da modalidade deôntica em língua espanhola a partir de textos retirados de dois jornais com circulação na internet. Com base em uma abordagem funcionalista da modalidade, buscamos as marcas formais da categoria linguística em questão no artigo de opinião, que se releva a sequência linguística do tipo argumentativa, caracterizado pela noção de uma ideia a ser defendida. Percebemos que a modalidade deôntica é manifestada por meio de modais, como os verbos auxiliares (poder, deber, haber, tener que) e também marcada por verbos plenos (obligar). Em seguida, observamos e descrevemos as marcas discursivas que geram no ouvinte sentidos de obrigação, permissão e proibição, a fim de que (i) sejam gerados possíveis questionamentos sobre a categoria, (ii) se obtenha conhecimento sobre os marcadores e (iii) se saiba identificá-las ou relacioná-las com o gênero em questão, pois a língua (gem) não pode ser entendida como um fenômeno isolado, mas servindo para uma variedade de propósitos. Percebemos a partir do corpus utilizado que os auxiliares modais foram as formas de expressão da modalidade deôntica mais recorrentes no artigo de opinião, com aproximadamente 97% de ocorrências. E dentre os auxiliares, os verbos “deber” e “poder” são os que aparecem com maior frequência, com aproximadamente 32,3% de ocorrências para estes dois auxiliares. O valor deôntico mais usado no corpus foi o de obrigação, com aproximadamente 67,6% de ocorrência. Dessa forma, constatamos que essas expressões e valores da modalidade deôntica são recursos que favorecem o autor na interação com o leitor, auxiliando-o assim a partilhar de maneira perspicaz suas intenções com os sujeitos receptores do texto. Assim, espera-se expor a expressão da modalidade deôntica a partir de diferentes categorias no gênero artigo de opinião, de modo a motivar reflexões dos interessados em uma abordagem funcionalista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26135
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_mfslopes.pdf345,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.