Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26116
Tipo: TCC
Título: Atitude empreendedora dos corretores de seguros em Fortaleza
Autor(es): Damasceno, Vanessa de Oliveira Barros
Orientador: Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro
Palavras-chave: Empreendedorismo;Seguros
Data do documento: 2015
Citação: DAMASCENO, Vanessa de Oliveira Barros. Atitude empreendedora dos corretores de seguros em Fortaleza. 2015. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar a atitude empreendedora dos sócios e gerentes das corretoras de seguros em Fortaleza. Dessa forma, este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, tendo como foco a atitude empreendedora. Sabendo que o mercado segurador está cada vez mais evoluindo e acreditando que o empreendedor possui certas características que ao serem bem desenvolvidas são capazes de manter suas empresas no mercado por mais tempo, optou-se pela elaboração de um estudo no qual o objetivo é medir as dimensões da atitude empreendedora. Para viabilidade desta pesquisa, foi utilizado um questionário, validado, construído e desenvolvido por Souza e Lopes Jr. (2005) chamado Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora – IMAE. Este instrumento é composto por 36 itens, divididos em quatro dimensões: Realização, Planejamento, Poder e Inovação, por meio do qual, almejou-se medir a frequência com que a atitude empreendedora é percebida nos sócios e gerentes das corretoras de seguros. Coletado por meio do google docs, este trabalho contou com uma amostra de sessenta corretoras na cidade de Fortaleza. As respostas dos empresários foram armazenadas em um programa de análise de dados denominado SPSS (Statistical Package for the Social Science), versão 22.0, com aplicação de estatística descritiva e testes de hipóteses não paramétricos. Na média, as respostas dos pesquisados manifestaram-se positivas à presença de atitude empreendedora, porém, ao analisar os resultados obtidos, concluiu-se que existem alguns aspectos da atitude empreendedora que precisam ser mais desenvolvido. O perfil dos sócios e gerentes das corretoras no que diz respeito a sexo, nível de estudos, faixa etária e tempo da profissão, não apresenta diferenças estatisticamente significativas na atitude empreendedora.
Abstract: The present work has like main objective to identify the entrepreneurial attitude of partners and managers of insurance brokers in Fortaleza. In this form, this study was carried out through a field work having as focus the entrepreneurial attitude. Knowing that the insuring market is evolving more and more and believing that the entrepreneur has certain characteristic that after they were quite developed are able to maintain his enterprises in the market for more time, was opted for the elaboration of a study in which the objective is to measure the dimensions of the entrepreneurial attitude. For this feasibility study, was used a questionnaire, validated, there built and developed by Souza and Lopes Jr. (2005) called Instrument of Measure of Enterprising Attitude – IMAE – IMAE. This instrument is composed by 36 items, divided into four dimensions: Realization, Planning, Power and Innovation, through which, was applied to measure the frequency with which the entrepreneurial attitude is perceived in the partners and managers of insurance brokers. Collected through google docs, this work was done with a sample of 60 insurance brokers in the city of Fortaleza. The answers of businessmen were stored in a program of analysis of data called SPSS (Statistical Package for the Social Science), version 22.0. On the average, the answers of the investigators showed positive to the presence of entrepreneurial attitude, however, while analyzing the obtained results, it was concluded that there are some aspects of the entrepreneurial attitude that needs to be more developed. The profile of partner’s brokers, with regard to gender, level of education, age and time of the profession, has no statistically significant differences in entrepreneurial attitude.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26116
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_vobdamaceno.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.