Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26111
Title in Portuguese: Dificuldades encontradas na construção e retroalimentação de dados no fluxo de caixa em uma pequena empresa
Author: Sales, Natália Rocha Acioli
Advisor(s): Pereira, Francisco Isidro
Keywords: Fluxo de caixa
Micro e pequenas empresas
lavanderia
Issue Date: 2015
Citation: SALES, Natália Rocha Acioli. Dificuldades encontradas na construção e retroalimentação de dados no fluxo de caixa em uma pequena empresa. 2015. 65 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Abstract in Portuguese: A literatura financeira é unânime em apontar uma relativa distância entre a teoria e a prática ao mencionar que a maior parte das pequenas empresas não possui um controle efetivo de suas finanças e nem se utilizam de ferramentas administrativas na gestão financeira da empresa. Apesar de constatar a existência de quantitativo de trabalhos sobre o tema fluxo de caixa, são necessários estudos mais práticos envolvendo a investigação da rotina de pequenos negócios, uma vez que o modelo teórico, quando aplicado na realidade de pequenas empresas, encontra inúmeras barreiras a serem contornadas para sua correta implantação e manutenção. Diante desta problemática este trabalho busca identificar as dificuldades que uma pequena empresa encontra em montar e manter uma rotina de fluxo de caixa. Sendo assim, para responder ao questionamento levantado neste trabalho buscou-se inicialmente, se adentrar em um ambiente de negócio o qual foi escolhido por conveniência dado a familiaridade com o mesmo configurando-se assim como método de pesquisa o estudo de caso. As coletas de dados foram obtidas por meio da observação do tipo participativa e entrevista semi estruturada de forma a facilitar a entabulação das falas no mais próximo possível do real tendo o cuidado de retomar com foco sempre que o individuo de pesquisa se desviasse. O plano de registro de dados considerou papel no formato de bloco e a utilização de aplicativos de celular para anotação ou até mesmo recolhimento de explicações tecidas via gravação em imagem. O procedimento de análise se baseou em esquemas e comparações entre elementos teóricos e as descrições capturadas em campo. Após o levantamento de todos os dados necessários para o entendimento do funcionamento de uma lavanderia doméstica foi possível constituir a reunião de elementos que elucidasse as dificuldades que a empresa encontra em montar e manter uma rotina de fluxo de caixa. Foram procedidas simulações nos 180 dias de 2015 e em todas o caixa perfilou estresses. Esses sem que os gestores proprietários não tivessem a menor ideia de sua magnitude. A própria dinâmica do funcionamento diário da empresa concentrado na figura dos mesmos impede a manutenção fidedigna do sistema de fluxo montado.
Abstract: Cash flow as a financial tool, presents itself as extremely important to assist the manager to plan the company's finances. It is necessary to understand properly measure and manage the cash flows so that, in possession of valuable information extracted from the cash flow of the company, managers underlying its decisions on hard facts. There is, however, a relative distance between theory and practice. Most small businesses do not have effective control of their finances or make use of administrative tools in the financial management of the company. Faced with this problem and trying to understand the difficulties of building and feedback data on cash flow in small business management, this work seeks to identify, as a general goal, the difficulties that a small business is to assemble and maintain a cash flow routine and for this, the study sought to achieve the following specific objectives: To name the frameworks concepts of cash flow; Discuss models of cash flow; Empirically describe the structuring of cash flow; Empirically enumerate the construction difficulties of the cash flow and raise the issues around feedback data of the built cash flow. So to answer the questions raised in this paper sought to initially through a literature review, the theoretical and, second, the researcher collected data and information directly from the source initiating a case study in a small company engaged in the area of providing laundry services, headquartered in the Greater Recife in Pernambuco. After surveying all the data it was possible to constitute the meeting elements that elucidate the difficulties that the company is in assemble and maintain a cash flow routine.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26111
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_nrasales.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.