Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26066
Tipo: Artigo de Evento
Título: Nietzsche e a consciência histórica moderna
Autor(es): Sousa, Raylane Marques
Neves, Frederico de Castro
Palavras-chave: Consciência histórica na modernidade;Lembrança;Esquecimento
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: III Seminário Internacional História e Historiografia; X Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC
Citação: SOUSA, Raylane Marques; NEVES, Frederico de Castro. Nietzsche e a consciência histórica moderna. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3., 2012, Fortaleza; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – UFC, 10., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/UFPE/UFPA/UFMT, 2012.
Resumo: No final do século XVIII e limiar do século XIX, a Alemanha se encontra diante de problemas fundamentais que influenciam decisivamente a posição assumida pelos seus historiadores de ofício. De acordo com Josep Fontana, dois problemas são mais urgentes: 1) desejo por promover a unificação política dos estados-nação; 2) desejo por modernização, abstendo-se da via revolucionária, alternativa então seguida pela França. Assim sendo, a única saída encontrada pelos intelectuais alemães para promover a integração dos estados e incentivar a modernização das unidades que compunham a Alemanha no período é via unidade cultural, pautada na língua alemã. Seguindo esse intuito, os estudiosos alemães trabalham para resgatar elementos considerados nacionais, como mitos, poesias, leis antigas, e que, ao reuni-los, crie um passado dito comum para os alemães. Paralelo a isto está a consolidação da história como ciência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26066
ISBN: 978-85-4200-096-2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rmsousafcneves.pdf255,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.