Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26038
Title in Portuguese: Competência Sociolinguística, ensino de espanhol e cultura
Author: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Keywords: Competência sociolinguística
Ensino de Espanhol e cultura
Competência linguística
Issue Date: 2004
Publisher: XX Jornada GELNE
Citation: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Competência sociolinguística, ensino de espanhol e formação de professores. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 20, 2004, João Pessoa. Anais ...João Pessoa: GELNE, 2004. p.1455-1464.
Abstract in Portuguese: Atuando nos últimos anos como professora de língua espanhola do curso de Letras e, mais recentemente, como professora de Teoria e Prática de Ensino de Espanhol e Supervisora de Estágios da mesma disciplina nos estados de São Paulo e do Ceará, a reflexão a respeito de qual o perfil do profissional que formamos atualmente tem sido e é uma realidade constante em ambos os contextos. Neste sentido, entendemos que a formação de professores necessita estar orientada com vistas não somente à aquisição da competência comunicativa na língua estrangeira, aspecto sem dúvida inquestionável, mas também com a da competência metodológica, ou seja, o conhecimento e a aplicação de procedimentos metodológicos que sustentem sua prática. Se o ensino de línguas estrangeiras tem um papel essencialmente formativo e se pretendemos promover uma educação lingüística, não devemos menosprezar a formação dos professores, pois são os agentes diretos desse processo. Desta forma, questões como as relacionadas com a língua, cultura e ensino assumem especial relevância tanto para a competência comunicativa como para a metodológica do futuro professor de espanhol quanto daquele em exercício efetivo de sua profissão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26038
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_lmtrbaptista.pdf162,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.