Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26032
Title in Portuguese: O pretérito mais-que-perfeito simples como expressão da modalidade irrealis nos Autos da Devassa contra os Índios Mura do Rio Madeira e Nações do Rio Tocantins
Author: Coan, Márluce
Keywords: Modalidade
Linguística
Tempo verbal
Issue Date: 2004
Publisher: Working Papers em Lingüística
Citation: Coan, M. (2004)
Abstract in Portuguese: Este artigo propõe-se a apresentar o pretérito mais-que-perfeito simples nos depoimentos dos Autos da Devassa contra os Índios Mura do Rio Madeira e Nações do Rio Tocantins como expressão da modalidade irrealis (em que a asserção é apresentada como incerta, duvidosa, provável)'. Partindo das orientações de Givón (1995) sobre a noção de modalidade irrealLç objetivamos demonstrar, via análise da forma verbal do pretérito mais-que-perfeito simples e seus contextos de ocorrência, que os depoimentos sobre as investidas dos colonizadores portugueses contra os Índios são entremeados de incertezas. Embora a análise culmine num veredicto contra a guerra, como o foi historicamente, o olhar é lingüístico.
Description: COAN, Márluce. O pretérito mais-que-perfeito simples como expressão da modalidade irrealis nos Autos da Devassa contra os Índios Mura do Rio Madeira e Nações do Rio Tocantins. Working Papers em Lingüística, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 77-91, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26032
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1984-8420
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_art_mcoan.PDF1,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.