Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26008
Título: Motivações na prática de musculação: um estudo do comportamento do consumidor a partir de aspectos gerais, das relações de gênero e faixa etária
Autor(es): Cavalcante, Antonio Gabriel Baia
Orientador(es): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Treinamento de Resistência
Musculação
Data do documento: 2015
Citação: CAVALCANTE, A. G. B. (2015)
Resumo: O trabalho busca esclarecer a importância do comportamento do consumidor, focando no consumidor de serviço na área de esporte. Aborda especificamente a prática da musculação, buscando descrever suas vantagens e benefícios. Além de testar as teorias existentes sobre as motivações que levam as pessoas a optarem pela musculação como atividade física. Para a fundamentação teórica foram utilizados autores de ambas as áreas (comportamento do consumidor e teorias relacionadas ao esporte e a musculação). Para isso foram utilizados elementos da pesquisa quantitativa descritiva com a aplicação de um questionário para coleta de dados de uma amostra retirada da população de praticantes e ex praticantes da cidade de Fortaleza. Pôde-se identificar quem são os praticantes, quais são as motivações que levam as pessoas à prática da musculação bem como quais delas são as mais e menos importantes e relevantes no processo de decisão de compra por esse tipo de serviço. Portanto, os objetivos propostos foram atingidos de forma satisfatória.
Abstract: The work seeks to clarify the importance of consumer behavior, focusing on service consumer in the sport area. Specifically addresses the practice of bodybuilding, trying to describe its advantages and benefits. In addition to testing existing theories about the motivations that lead people to opt for weight training and physical activity. For the theoretical foundation both areas of authors were used (consumer behavior and theories related to sports and bodybuilding). For this they used elements of descriptive quantitative research with application of a questionnaire to collect data from a sample taken from the population of practitioners and former practitioners of the city of Fortaleza. It was possible to identify who are the practitioners, what are the motivations that lead people to the practice of bodybuilding and which ones are the most and least important and relevant in the purchase decision process for this type of service. Therefore, the proposed objectives were achieved satisfactorily.
Descrição: CAVALCANTE, Antonio Gabriel Baia. Motivações na prática de musculação: um estudo do comportamento do consumidor a partir de aspectos gerais, das relações de gênero e faixa etária. 2015. 67 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26008
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_agbcavalcante.pdf340,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.