Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26005
Title in Portuguese: Usos dos pretéritos perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito em contextos de variação: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa
Author: Coan, Márluce
Freitag, Raquel Meister Ko
Keywords: Pretérito perfeito
Pretérito imperfeito
Pretérito mais-que-perfeito
Variação linguística
Issue Date: 2009
Publisher: Diadorim
Citation: Coan, M.; Freitag, R. M. K. (2009)
Abstract in Portuguese: O paradigma verbal do Português, especificamente da variedade falada no Brasil, vem passando por transformações que em muito o distanciam do que é prescrito pelos compêndios gramaticais, o que pode levar a dúvidas em aprendizes, além de distanciar ainda mais o vernáculo da prescrição gramatical, a ponto de parecerem duas línguas totalmente distantes e diferentes. Neste estudo, mostramos o funcionamento de formas verbais utilizadas para expressão do tempo passado, mais especificamente, as formas de pretérito mais-que-perfeito (simples e composto), pretérito perfeito, pretérito imperfeito (simples e perifrástico), com base nos resultados de Coan (1997) e Freitag (2007). Valendo-nos dos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 1972; 1978; 1994; 2001), investigamos trinta e seis entrevistas realizadas em Florianópolis, cada uma com cerca de uma hora de duração, do corpus do Projeto VARSUL (Variação Linguística Urbana na Região Sul). Os dados foram submetidos à análise quantitativa por meio de modelo logístico de aná- lise de dados, possibilitando que o fenômeno da variação — correlação usos linguísticos/estrutura social — seja abordado estatisticamente. A análise dos dados segue a linha funcionalista givoniana, para quem “o estudo sistemático e quantificado da sintaxe no discurso serve como uma transição necessária e natural para relacionar a língua e a comunicação com os processos cognitivos” (Givón, 1984, p.11).
Description: COAN, Márluce; FREITAG, Raquel Meister Ko. Usos dos pretéritos perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito em contextos de variação: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 6, p. 225-242, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26005
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1980-2552
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_mcoan.pdf535,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.