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Title in Portuguese: Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas
Author: Araújo, Júlio César Rosa de
Zanotto, Normelio
Keywords: Constelação de gêneros
Ensino
Propósito comunicativo
Issue Date: 2009
Publisher: EdUCS
Citation: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; ZANOTTO, Normelio. Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ... Caxias do Sul: EdUCS, 2009, p. 1-16.
Abstract in Portuguese: No presente artigo, defendemos que uma constelação é formada por gêneros que se diferenciam em seus propósitos comunicativos específicos, mas que podem ser agrupados por razões diversas, como para a realização de uma tarefa para a qual seja necessária uma cadeia de gêneros (SWALES, 2004). Com base na perspectiva teórica acima, objetivamos discutir as implicações pedagógicas do conceito de constelação de gêneros, tomando como referência o ensino da língua materna. Acreditamos que a compreensão do citado fenômeno, por parte dos professores, pode ser útil para este ensino na medida em que a competência sociodiscursiva dos alunos pode ser ampliada em relação a um determinado elemento motivador da constelação. Isto se justifica porque os gêneros que se constelam se tornam distintos entre si graças à teia de propósitos comunicativos que eles formam dentro da constelação, a fim de atender às mais diversas funções sociais dentro da tarefa maior em função da qual eles se encadeiam. Portanto, o estudo de cadeia de gêneros dentro de uma tarefa escolar maior pode proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla da função social dos gêneros, não limitando a compreensão acerca dos modos como a sociedade organiza seus processos comunicativos nos diversos tipos de constelação que podem existir.
Abstract: In this paper, we support that one constellation is organized by genres that differ from each other in their specific communicative purposes, but that can be clustered for various reasons, such as when accomplishing one task to which a genre chain is necessary (SWALES, 2004). Based on the theoretical perspective pointed out above, we aim to discuss the pedagogical implications of the concept of the constellation of genres, considering mother tongue teaching process. We believe that the comprehension of this phenomenon, by the teachers, can be useful for this teaching process since students’ social discursive competence can be extended in relation to one determined element that motivates the constellation. This is justified because the genres that are joined become distinctive among themselves for the scheme of communicative purposes that they form inside the constellation, in order to serve various social functions inside of the major task based on the one that they joint. Hence, the study of genres chain inside a major scholar task can provide students with a more extended vision of the genres social function, not limiting to the comprehension about the ways society organize its communicative processes in the various kinds of constellation that may exist.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25975
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 1808-7655
Appears in Collections:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

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