Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25971
Tipo: Artigo de Periódico
Título : The relationship among pre-task planning, working memory capacity, and L2 speech performance: a pilot study
Otros títulos : A relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral em L2: um estudo piloto
Autor : Tavares, Maria da Glória Guará
Palabras clave : Whorking memory;Planning;Oral performance;Memória de trabalho;Planejamento;Desempenho oral
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Linguagem & Ensino
Citación : CARLUCCI, Bruno. Continuum tradutório: considerações sobre a tradução indireta de textos budistas tibetanos para o português brasileiro. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 54-70, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo piloto teve como objetivo investigar a relação entre planejamento pré-tarefa (Skehan, 1996, 1998), memória de trabalho e desempenho oral em L2. Os participantes foram 25 aprendizes de inglês como L2 os quais desempenharam duas tarefas orais. Os resultados indicam que (1) o planejamento leva a ganhos em fluência e acurácia da produção oral, mas não leva a ganhos em complexidade, (2) não há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na primeira tarefa dos grupos controle e experimental (sem planejamento), (3) há correlações significativas entre desempenho oral e memória de trabalho na segunda tarefa dos grupos controle (sem planejamento) e experimental (com planejamento). Portanto, os resultados não são conclusivos e apontam para uma complexa relação entre planejamento pré-tarefa, memória de trabalho e desempenho oral. Os resultados são discutidos com base na proposta de Fortkamp (2000), segundo a qual a produção oral em L2 é uma tarefa que demanda controle da atenção por parte dos aprendizes (Engle; Kane; Tuholsky, 1999).
Abstract: This article reports on a pilot study that investigated the relationship among pre-task planning (Skehan, 1996, 1998), working memory (WM) capacity, and L2 speech performance. Participants were 25 learners of English as a foreign language performing two tasks each. Results show that (1) planning leads to gains in fluency and accuracy but not complexity of L2 speech performance, (2) there are no significant correlations between WM capacity and L2 speech performance of the first narrative tasks for both control and experimental groups under no planning conditions, (3) there are significant correlations between WM capacity and L2 speech performance of the second narrative task of the experimental group (planning condition), and also between WM capacity and L2 speech performance of the second narrative task of the control group (no planning condition). Therefore, results are not conclusive and suggest a complex relationship between pre-task planning, WM capacity and L2 speech performance. Results are discussed in terms of Fortkamp’s (2000) view of L2 speech production as a controlled processing activity (Engle, Kane & Tuholsky, 1999).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25971
ISSN : 1415-1928 (impresso)
1983-2400 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_mggtavares.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.