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Tipo: TCC
Título: Fatores que influenciam o processo de decisão de compra do consumidor: um estudo de caso em um comércio varejista no ramo de purificadores de água na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Barros, Rodrigo Agenor de Oliveira
Orientador: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Compras - Processo decisório
Data do documento: 2015
Citação: BARROS, Rodrigo Agenor de Oliveira. Fatores que influenciam o processo de decisão de compra do consumidor: um estudo de caso em um comércio varejista no ramo de purificadores de água na cidade de Fortaleza-CE. 2015. 54 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: É necessário para as empresas o conhecimento dos fatores que exercem influência no comportamento de compra dos seus consumidores. Portanto, o estudo da maneira que as pessoas selecionam, compram, usam e descartam produtos deve ser considerado para a sobrevivência das mesmas no mercado. Daí a importância de se entender as necessidades dos consumidores para gerar mais satisfação para os mesmos. O presente estudo tem como propósito identificar os fatores que motivam a compra dos consumidores de uma empresa varejista de purificadores de água localizada em Fortaleza-CE. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio de um questionário direcionado a 108 consumidores da empresa. As questões abordadas no questionário foram criadas para identificar os fatores que influenciam no processo de compra do consumidor conforme apresentado pelo autor Kotler e Keller (2006). São eles, fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Buscou-se também mapear quatro dos cinco estágios do processo de compra, são eles: o reconhecimento do problema, a busca de informações, a avaliação das alternativas, a decisão de compra. Com a análise da pesquisa atingimos o objetivo identificar o perfil do consumidor, assim como mapear os estímulos que levam os consumidores a buscar a compra e adquirirem os purificadores da empresa,detalhar as etapas do processo de compra do purificador,verificar as características do processo de compra e verificar as influências na decisão de compra. É possível verificar que a empresa em estudo consegue oferecer atributos que os seus clientes identificam como importantes, gerando satisfação das expectativas de uma grande parcela dos clientes. Entretanto, foi observado também que alguns fatores, como o atendimento desqualificado, o investimento em mídias que não oferecem retorno e a necessidade de comunicar mais os atributosda marca e de seus produtos ao mercado de idosos que não é muito explorado atualmente.
Abstract: It is of fundamental necessity for companies to understand the factors influencing the purchasing behavior of consumers. Therefore, the study of the way people select, buy, use and dispose of products is essential for their survival in the market. So it is very important to understand consumer needs to generate more satisfaction for them. The present study are intended to identify the factors that motivate consumer purchasing a retailer of water purifiers located in Fortaleza. A quantitative research, developed through a questionnaire directed to 108 consumers of the company for it was held. The questions in the questionnaire were designed to identify the factors that influence consumer buying process as presented by the author Kotler and Keller (2006). Are they cultural, social, personal and psychological. We attempted to also map four of the five stages of the buying process, they are: the recognition of the problem, information search, evaluation of alternatives, purchase decision. With the analysis of the research we achieved the objective of identifying the consumer profile, as well as map the stimuli that lead consumers to seek the purchase and acquire the cleanser of the company, detailing the steps purifier buying process, check the characteristics of the process of purchase and verify the influences in the buying decision. You can check that the company studied can offer attributes that customers identify as important, generating satisfying the expectations of a large portion of the customers. But was also observed that some factors, such as the disqualified care, investment in media that do not offer returns and the need to communicate more attributes of the brand and its products to the elderly market that is currently not much explored.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25955
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