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Título: Processo de decisão de compra e atributos de produto: um estudo sobre The Witcher 3 - Wild Hunt
Autor(es): Oliveira, Iago Albuquerque de
Orientador(es): Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Compras - Processo decisório
Comportamento do consumidor
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, I. A. (2016)
Resumo: O jogo eletrônico é um tipo de mídia de entretenimento muito recente, se comparada à música ou aos filmes, por exemplo; no entanto tem tomado espaço de seus concorrentes nas preferências de entretenimento dos consumidores e há anos se consolidou como uma indústria multibilionária. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de decisão de compra de um jogo eletrônico; especificamente, estudar como os jogadores avaliam os atributos no pós-compra e avaliar como eles percebem os diferentes atributos do jogo. A fundamentação teórica da pesquisa envolve conceitos do processo de decisão de compra, conceitos mercadológicos de atributo de produto e conceitos específicos de atributos inerentes aos jogos eletrônicos. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu entrevistas pessoais com a utilização de um roteiro de entrevista semiestruturado dividido em duas partes: processo de decisão de compra e atributos do produto. O jogo escolhido para o estudo foi The Witcher 3: Wild Hunt, por seus números de venda, notas altas em análises profissionais e centenas de prêmios recebidos. Os resultados apontam que o aspecto mais relevante do título estudado, foi a quantidade de detalhes em diferentes atributos, o que chamou a atenção dos jogadores em momentos anteriores à compra e no pós-compra, principalmente, pela composição narrativa e pela construção do mundo aberto do jogo.
Abstract: Compared to music or movies, for example, video games are a very young kind of entertainment media; however, it is has been taking its competitors’ space in the entertainment consumer’s preferences and, for years now, has consolidated itself as a multi billionaire industry. This paper’s objective is to comprehend the buying decision process for a video game, specifically, to study how players evaluate attributes in the post-purchase stage and to evaluate how they perceive the game’s different attributes. The theoretical foundation of the research involves concepts of buying decision process, marketing concepts of product attributes and specific concepts of attributes inherent to video games. The methodology of the research, of qualitative nature, involved personal interviews that utilized of a semi-structured interview script in two parts: buying decision process and product attributes. The game chosen for the study was The Witcher 3: Wild Hunt, due to its sales numbers, high ratings in professional reviews and the hundreds of awards received. The results point out that the most relevant aspect of the title in study was the amount of details in different attributes, which has caught the players’ attention in moments preceding the purchase and in the post-purchase moment, especially, due to the game’s narrative and open world aspects.
Descrição: OLIVEIRA, Iago Albuquerque de. Processo de decisão de compra e atributos de produto: um estudo sobre The Witcher 3 - Wild Hunt. 2016. 94 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25923
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