Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25904
Tipo: TCC
Título : A propaganda de alimentos infantis: uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos pais acerca dos hábitos de consumo dos filhos
Autor : Tavares, Anne de Andrade
Tutor: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palabras clave : Crianças - Nutrição - Propaganda;Crianças consumidoras;Alimentos Infantis - Publicidade e propaganda
Fecha de publicación : 2016
Citación : TAVARES, Anne de Andrade. A propaganda de alimentos infantis: uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos pais acerca dos hábitos de consumo dos filhos. 2016. 86 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo tem como objetivo principal identificar a percepção dos pais a respeito da propaganda de alimentos destinada ao público infantil com relação aos hábitos de consumo dos filhos, detalhando o cotidiano das crianças, a alimentação, a opinião desses pais sobre o discernimento dos filhos e o conhecimento sobre a legislação vigente e sobre as formas de proteção à criança. Entre as teorias abordadas estão temas acerca do comportamento do consumidor em família, do mercado consumidor infantil, da condição infantil quando alvo de propagandas, dos problemas causados pelos maus hábitos alimentares na infância e do atual panorama normativo vigente. A relevância do estudo está em identificar se as formas atuais de regulamentação são eficientes e buscar sugestões de melhoria a fim de evitar maiores consequências, como a obesidade infantil. O método escolhido para a pesquisa foi o qualitativo, com pesquisa em profundidade realizada com quatorze pessoas, entre pais e mães, de crianças de seis a onze anos, preocupando-se em manter uma média socioeconômica. Os resultados da maioria dos entrevistados comprovaram os pressupostos estabelecidos previamente
Abstract: The present study has the main objective to identify the parents’ perception about food advertising focused on child audience and the relation in eating habits of children, detailing their routine, food, the parents’ opinion about children’s judgment and knowledge about current law and about ways of protecting kids. Among the theories discussed there are issues about consumer behavior in family, child consumer market, children's condition when targeted advertisements, the problems caused by bad eating habits in childhood and the current existing legal landscape. The relevance of the study is to identify whether the current regulatory forms are efficient and seek suggestions for improvement in order to avoid further consequences such as childhood obesity. The method chosen for the research was qualitative, with in-depth research carried out with fourteen people, including parents, children from six to eleven years old, in order to maintain a socio-economic average. The results of most of the respondents confirmed the assumptions previously established.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25904
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_aatavares.pdf650,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.