Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25898
Tipo: Artigo de Evento
Título: A imagem de um Brasil ideal ou uma re-colonização às avessas: a importância da imprensa periódica luso-brasileira e as suas relações culturais no início do século XX
Autor(es): Müller, Fernanda Suely
Palavras-chave: Imprensa periódica luso-brasileira;Relações culturais;Literatura portuguesa;Pré-Modernismo brasileiro;Modernismo português
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada
Citação: MULLER, Fernanda Suely. A imagem de um Brasil ideal ou uma re-colonização às avessas: a importância da imprensa periódica luso-brasileira e as suas relações culturais no início do século XX. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: ABRALIC, 2008.
Resumo: Neste trabalho objetivamos discutir a importância da imprensa periódica literária luso-brasileira como fonte fundamental para a elaboração de um estudo inédito sobre as verdadeiras relações culturais entre ambos os países no inicio do século XX. Respaldada principalmente pelos estudos preliminares de Arnaldo Saraiva acerca do Modernismo Brasileiro e Português, abordaremos ainda nessa comunicação o programa de algumas revistas da época - como a Atlântida e a Águia -, bem como refletiremos acerca das imagens de um Portugal e Brasil ideais projetados em tais publicações através do discurso e da linguagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25898
ISBN: 978-85-98402-06-02
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_fsmuller.pdf70,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.