Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896
Title in Portuguese: Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental
Author: Sousa, Antonia Valdelice de
Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Soares, Maria Elias
Keywords: Argumentação
Ensino fundamental
Escrita
Issue Date: 2004
Publisher: XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste
Citation: SOUSA, Antonia Valdelice de; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; SOARES, Maria Elias. Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GELNE, 2004, p. 10.
Abstract in Portuguese: O presente artigo é parte de um capítulo do projeto de Tese de Doutoramento da primeira autora, intitulado: Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental, a ser qualificado em 2005. Neste trabalho, visamos apresentar os diferentes tipos de argumentação, focalizando principalmente o processo de negociação argumentativa, um processo pelo qual os interlocutores "se retiram" de seu discurso, provendo assim "espaço para discussão" com seus ouvintes. Este processo é característico do discurso argumentativo elaborado. O processo de negociação será analisado notando-se a presença de certas marcas lingüísticas (contra-argumentos, formas prescritivas, expressões de graus de certeza e endosso do locutor). As marcas em questão serão as marcas de negociação que há em estudos prévios, se provadas as características do discurso argumentativo (BRASSART, 1988; ESPÉRET, COIRIER, COQUIN & GOLDER, 1987; SCHNEULY, 1988).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2236-0883 (online)
Appears in Collections:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_avsousa.pdf171,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.