Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25758
Title in Portuguese: Ressignificações do coro trágico na Contemporaneidade: uma leitura dos cantos fúnebres da Antiguidade à luz de Ismaeil Kaderé e Walter Salles
Author: Pompeu, Ana Maria César
Lima, Beatriz Furtado Alencar
Keywords: Coro trágico
Ressignificação
Cultura
Issue Date: 2009
Publisher: Aletria: Revista de Estudos de Literatura
Citation: Pompeu, A. M. C.; Lima, B. F. A. (2009)
Abstract in Portuguese: O coro trágico presente nas tragédias gregas e já prefigurado em algumas passagens da Ilíada não se restringe às encenações dos poetas trágicos da Antiguidade, nem tampouco ao solo da antiga Grécia. Seus cantos emitem ressonâncias que se fazem sentir até hoje, por meio de ressignificações, em gêneros artísticos diversos da contemporaneidade. O ressoar desses cantos pode ser percebido – no trabalho que ora apresentaremos – nas obras dos artistas Ismail Kadaré e Walter Salles, respectivamente, escritor albanês e cineasta brasileiro os quais recriam e recontextualizam em suas obras a presença do coro trágico por meio das figuras das carpideiras albanesas e da rezadeiras nordestinas. Ismail Kadaré revive em sua tragédia albanesa, Abril despedaçado, o coro trágico, bem como os cantos fúnebres enunciados por mulheres que choravam profissionalmente nos solos da Grécia e dos Bálcãs; Walter Salles, por sua vez, ao traduzir para o cinema a obra homônima do escritor albanês recria as carpideiras albanesas por meio das rezadeiras nordestinas tendo como base o coro das tragédias gregas. É o coro trágico, pois, que volta à cena ressignificado à luz das culturas albanesa e brasileira.
Description: LIMA, Beatriz Furtado Alencar; POMPEU, Ana Maria César. Ressignificações do coro trágico na Contemporaneidade: uma leitura dos cantos fúnebres da Antiguidade à luz de Ismaeil Kaderé e Walter Salles. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 19, número especial, p. 25-37, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25758
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1679-3749 (impresso)
2317-2096 (online)
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_amcpompeu.pdf201,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.