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Tipo: TCC
Título: Cultura de aprendizagem e terceirização: estudo em empresa de saneamento básico
Autor(es): Duarte, Isis Raquel Maciel
Orientador: Lima, Tereza Cristina Batista de
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional;Cultura organizacional;Terceirização
Data do documento: 2016
Citação: DUARTE, Isis Raquel Maciel. Cultura de aprendizagem e terceirização: estudo em empresa de saneamento básico. 2016. 62 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar as percepções dos funcionários efetivos e terceirizados, da Companhia de saneamento na cidade de Fortaleza/CE, em relação à cultura de aprendizagem e suas dimensões. A base teórica foram as dimensões definidos por Marsick e Watkins (2003), para identificar as dimensões da cultura de aprendizagem que são predominantes entre os funcionários da organização. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, utilizando a técnica survey para a coleta de dados, em que foram aplicados 165 questionários junto aos funcionários de uma empresa no setor de saneamento. O questionário utilizado na pesquisa foi dividido em: dados sócios demográficos e o modelo Questionário de Dimensões da Organização de Aprendizagem – DLOQ-A, versão reduzida desenvolvido por Yang (2003). Para análise dos dados, além da estatística descritiva, usou-se a análise multivariada de dados e o teste de diferenças das médias. A comparação da percepção entre os funcionários efetivos e os terceirizados apresentou diferença significativa no fator de criação de oportunidades para a aprendizagem contínua. Este resultado pode indicar que os funcionários efetivos têm maior oportunidade para aprender e desenvolver-se no trabalho em relação aos terceirizados.
Abstract: This study aimed to identify the perceptions of effective and outsourced employees, the sanitation company in the city of Fortaleza / CE, regarding the culture of learning and its dimensions. The theoretical basis were the dimensions defined by Marsick and Watkins (2003), to identify the dimensions of learning culture that are prevalent among employees of the organization. For this, a quantitative survey of a descriptive nature was carried out using the technical survey for collecting data, which were applied 165 questionnaires from employees of a company in the sanitation sector. The questionnaire used in the survey was divided into: demographic data partners and Dimensions Questionnaire model of the Learning Organization - DLOQ-A reduced version developed by Yang (2003). For data analysis, in addition to descriptive statistics, we used multivariate analysis of data and the mean differences test. Comparing the perception among permanent employees and outsourced significant difference in creating opportunities for continuous learning factor. This result may indicate that permanent employees have more opportunity to learn and develop the work in relation to third parties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25597
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