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Título: I Food: um estudo sobre o comportamento de compra do consumidor
Autor(es): Ponte Neto, Eriberto de Sá
Orientador(es): Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Aplicações Web
Comportamento do consumidor
Data do documento: 2016
Citação: PONTE NETO, Eriberto de Sá. I Food: um estudo sobre o comportamento de compra do consumidor. 2016. 80 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: O m-commerce tem sido considerado como o mercado do futuro, já estando em crescimento constante nos tempos atuais. A expectativa é que cada vez mais pessoas façam uso de seus dispositivos móveis para adquirir produtos e serviços. Um nicho que tem se destacado é o de comida delivery. Com a rapidez dos acontecimentos e o tempo ficando mais reduzido, as pessoas estão aderindo ao mercado de food service, seja comendo fora de casa, seja pedindo comida pronta para dentro de seu lar, com os aplicativos móveis tornando isso ainda mais fácil. Dessa forma, percebe-se um campo onde o comportamento do consumidor está diferenciado, sendo foco deste estudo analisar as particularidades desse mercado. Nesse contexto, o estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: Como é o comportamento de compra de consumidores que fazem uso do aplicativo iFood? O objetivo geral consiste em analisar o comportamento de compra de consumidores no uso de iFood. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa de campo em conjunto com a pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. O estudo foi delimitado ao uso do aplicativo iFood na cidade de Fortaleza – CE, tendo como população o número de usuários cadastrados no aplicativo e como amostra o número de 121 usuários, que se configuraram como uma amostra não probabilística, com quem foi aplicado um questionário estruturado, voltado para os objetivos desta pesquisa, analisando os resultados a partir de estatística descritiva. Ao final do estudo foi possível verificar que o consumidor do iFood busca praticidade, comodidade e rapidez ao pedir comida delivery, escolhendo o aplicativo pela sua credibilidade, facilidade de uso e pela variedade de restaurantes próximos que encontram no mesmo, podendo-se citar, ainda, a clareza das informações. Em relação ao modus operandi de quando vão usar o aplicativo, não foi encontrado nenhum padrão em relação ao assunto, havendo consumidores que buscam o aplicativo já sabendo o que vai comer e de onde pedir, assim como aqueles que não sabem nem o que, nem de onde pedir. Quanto à escolha do restaurante o destaque ficou para rapidez na entrega e qualidade do produto.
Abstract: The m-commerce has been considered as the future market as being in constant growth in recent times, the expectation is that more and more people make use of their mobile devices to purchase products and services. A niche that has been highlighted is the delivery food, with the speed of the event and the time getting shorter people are joining the food service market is eating away from home, is doing asking fast food into your home, with mobile applications making it even easier. Thus, it is clear a field where consumer behavior is different, being the focus of this study is to analyze the peculiarities of this market. In this context, the study is directed by the following question: How is the buying behavior of consumers who make use of iFood app? The overall objective is to analyze consumer buying behavior in the use of iFood. Methodology was used as a field research together with literature from an exploratory study with a quantitative approach. The study was delimited to the use of iFood application in the city of Fortaleza - CE, with the population the number of registered users in the application and as a sample number of 121 members, which is configured as a non-probabilistic sample, who received a questionnaire structured geared to the objectives of this research, analyzing the results from descriptive statistics. At the end of the study we found that the iFood consumers seeking practicality, convenience and speed when ordering delivery food, choosing the application for its reliability, ease of use and variety of nearby restaurants that are the same and can be cited, yet, clarity of information. Regarding the modus operandi of when they use the application not found any pattern on the subject, with consumers seeking the application already knowing what's going to eat and where to ask for, as well as those who do not know what, nor where to ask, as the choice of restaurant the highlight was quick delivery and product quality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25593
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