Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25576
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção de vídeo educacional : modelo interativo usando o PBL
Título em inglês: Development of educatiol vídeo: a interactive model using PBL
Autor(es): Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de
Rodrigues Neto, João Firmino
Maciel, Michelline do Vale
Veleda, André Matheus de Souza
Rocha, Lara Valeska de Medeiros
Palavras-chave: Educação a Distância;Infectologia
Data do documento: Jan-2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: ARAÚJO, S. R. F. de et al. Produção de vídeo educacional : modelo interativo usando o PBL. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 51-58, jan./ago. 2017.
Resumo: Introdução: Atualmente, com as constantes mudanças macroeconômicas e tecnológicas, a educação está passando por alterações para além da sala de aula, como por exemplo, a criação de conteúdos de mídia na internet. Essa mudança é influenciada em grande parte pelas tendências tecnológicas e pedagógicas, destacando a facilidade de acesso da internet em todo o mundo e um aumento no número de usuários mobile. Neste cenário, pesquisas mostram que a ferramenta de vídeo melhora a qualidade e a experiência de aprendizagem do usuário. Muitos conteúdos educacionais em vídeo abordam os temas de forma tradicional. No entanto, pode-se dizer que é escasso o uso de vídeos educacionais que usam o método Problem Based Learning (PBL). Objetivo: Desenvolver videoaulas na área da infectologia, usando como base um problema e usufruindo do método PBL para apresentar os temas aos alunos de forma integrada e prática. Métodos: Foi construído um caso clínico sobre endocardite infecciosa, e que possuísse elementos para a discussão da microbiologia do agente infeccioso, imunologia e tratamento farmacológico. Um roteiro foi produzido e nele constava o diálogo dos alunos e o que seria exibido, além disso, foi planejado como seria o plano de fundo, as informações passadas, a forma de passa-las, o tempo do vídeo, assim como o ângulo da câmera e a posição do microfone. As falas também foram escritas objetivando introduzir naturalidade e descontração nas informações relevantes. Os esquemas, foram todos elaborados pelos estudantes, com base em seus estudos individuais. Optamos por gravar áudio e vídeo separadamente, transmitir apenas as mãos dos estudantes e passar os esquemas desenhados em papel usando um fundo branco. Resultados: Para construir o caso clínico e o roteiro, foi necessária uma extensa busca bibliográfica por meio de livros e tratados que dessem informações com alta credibilidade sobre o assunto, as informações tiveram de ser colocadas em uma ordem lógica semelhante à vista em livros de medicina interna para que fosse obtido um maior nível de compreensão por parte do espectador. As falas também foram escritas com o intuito de introduzir natural e descontraidamente informações relevantes, sejam elas técnicas ou não, bem como para melhorar a transição entre os assuntos. Os esquemas, foram todos elaborados antes pelos monitores tendo por meta trazer as informações técnicas para um plano imagético e mais amigável para que o espectador tivesse maior facilidade de entender o assunto transmitido. Conclusões: A produção de vídeos com fins educativos propicia a conversão do conteúdo estático dos livros em dinâmicos, pode ter uma abrangência muito grande, produz de certa forma um legado, deixando um conteúdo dialogado registrado para ser exibido quando e onde quiser além de ser um material de baixo custo que gera uma produtividade cognitiva comparado a poucos materiais didáticos.
Abstract: Introduction: currently with constant macroeconomic and technological changes, education is undergoing changes beyond the classroom, such as the creation of media content on the Internet. This change is influenced in large part by the technological and pedagogical trends, highlighting the ease of access of the Internet around the world and an increase in the number of mobile users. In this scenario, surveys show that the video tool improves the quality and learning experience of the user. Many educational video content addresses themes in a traditional way. However, it can be said that there is little use of educational videos that use the Problem Based Learning (PBL) method. Objective: Develop videotapes in infectology, using as basis a problem and using the PBL method to present the subjects to the students in an integrated and practical way. Methods: A clinical case was constructed on infective endocarditis and had elements for the discussion of infectious agent microbiology, immunology and pharmacological treatment. A script was produced and it included the dialogue of the students and what would be shown, besides, it was planned as the background, the information passed, the way of passing it, the time of the video, as well as the angle of the Camera and microphone position. The speeches were also written in order to introduce naturalness and relaxation in the relevant information. The schemes were all drawn up by the students, based on their individual studies. We chose to record audio and video separately, transmit only students' hands and pass the schemes drawn on paper using a white background. Results: In order to construct the clinical case and the script, it was necessary an extensive bibliographical search through books and treatises that gave information with high credibility on the subject, the information had to be placed in a logical order similar to the one seen in medical books In order to obtain a greater level of understanding on the part of the viewer. The speeches were also written with the intention of introducing natural and leisurely relevant information, be they technical or not, as well as to improve the transition between subjects. The schemes were all elaborated before by the monitors aiming to bring the technical information to an imaginary and more friendly plane so that the viewer would be easier to understand the transmitted subject. Conclusions: The production of videos for educational purposes allows the conversion of the static content of the books into dynamic, can have a very large scope, produces in a certain way a legacy, leaving a dialogue content registered to be displayed when and where you want besides being a Material that generates a cognitive productivity compared to few didactic materials.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25576
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_srfaraujo.pdf564,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.