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Tipo: TCC
Título: Responsabilidade social e percepção de valor pelo público interno: um estudo de caso na Coelce
Autor(es): Farias, Ana Caroline Carneiro de
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa;Sustentabilidade;Serviços de eletricidade - Ceará
Data do documento: 2016
Citação: FARIAS, Ana Caroline Carneiro de. Responsabilidade social e percepção de valor pelo público interno: um estudo de caso na Coelce. 2016. 70 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: O propósito do presente estudo é investigar qual é a percepção da responsabilidade social de uma empresa, sob o ponto de vista de seus colaboradores. A relevância do tema abordado deve-se ao fato de que progressivamente as empresas buscam atingir, de maneira positiva, seus acionistas, comunidade, clientes externos e, principalmente, seu público interno, através do desenvolvimento de projetos sociais. Partindo dessa temática, este trabalho tem como objetivo geral identificar os efeitos das ações de responsabilidade social em relação ao público interno da Companhia Energética do Ceará – COELCE. A pesquisa classifica-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva; quanto aos meios, como bibliográfica e de campo, tendo sido realizada por meio de um estudo de caso. Quanto à natureza dos dados, é classificada como quantitativa. A pesquisa se deu a partir de pesquisa bibliográfica e da aplicação do questionário a 103 colaboradores da organização. Constatou-se que, sob o ponto de vista dos colaboradores da empresa, a Coelce estimula o trabalho voluntário por meio das ações sociais que desempenha. Também se percebeu que o público interno aumenta o respeito pela Coelce por se tratar de uma empresa que tem valores que enfatizam a responsabilidade social. Os resultados do estudo foram bastante satisfatórios, uma vez que os indicadores da pesquisa se apresentaram como positivos em sua maioria. O público interno da organização em análise apresenta uma perspectiva de valor benéfica, visto que a Coelce é referência de empresa socialmente responsável.
Abstract: The purpose of the present study is to investigate how the perception of social responsibility in a company is, from the point of view of its collaborators. The relevance of the approached matter is due to the fact that companies progressively pursuit reaching, in a positive way, its shareholders, community, external clients and especially its internal audience, through the development of social projects. Based on this subject, this study aims to identify the effects of social responsibility actions regarding the internal audience of the Company of Electricity of Ceará – COELCE. The research is classified, as to its objectives, as exploratory and descriptive; regarding the means, as bibliographic and field research, having been accomplished by a study case. As to the attributes of the data, it is classified as quantitative. The research was done from the study of proper literature and the application of a quiz to 103 shareholders of the organization. It was found that, from the point of view of the company’s shareholders, COELCE stimulates volunteer work through the social actions that it performs. It was also observed that the internal audience increases respect for COELCE, for it is a company with values that emphasize social responsibility. The study results were very satisfying, since the indicators of the research were majorly accordant. The internal audience of the organization under analysis presents a beneficial perspective of value, for COELCE is a reference of a socially responsible company.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25559
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