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Title in Portuguese: O uso da internet e do lúdico como ferramentas para a educação em saúde nas orientações perioperatórias
Title: The use of the internet and playfulness as tools for health education in perioperative guidelines
Author: Rorato, Alexsandra Micheline Real Saul
Lima, Suzinara Beatriz Soares de
Silveira, Lidiana Dutra
Santiago, Arthur Saul
Keywords: Educação em Saúde
Ansiedade
Issue Date: Aug-2016
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: RORATO, A. M, R. S. et al. O uso da internet e do lúdico como ferramentas para a educação em saúde nas orientações perioperatórias. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 36-43, ago./dez. 2016.
Abstract in Portuguese: Objetivo: relatar a experiência dos enfermeiros de uma unidade de clínica cirúrgica que realiza orientações perioperatórias de forma lúdica e com a utilização da internet como ferramenta norteadora e motivadora para os pacientes e seus familiares. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência dos enfermeiros de uma unidade de clínica cirúrgica de um hospital de ensino do interior da região sul realizado durante o ano de 2015 com todos os pacientes internados que aceitaram receber asorientações. Resultados: Após as orientações, os pacientes relatam melhora da ansiedade, alívio de angústia, melhor compreensão e certeza do procedimento a ser realizado. Conclusão: Constatamos no nosso cotidiano que cada vez mais o paciente precisa ser informado do seu estado de saúde e da aplicabilidade das tecnologias em favor de sua segurança trazendo melhoria da qualidade da assistência reabilitação precoce do paciente e satisfação da equipe que atua junto ao paciente. Palavras-Chave: Enfermagem, Educação em Saúde, Clínica Cirúrgica, Internet.
Abstract: Objective: to report the experience of nurses at a surgical clinic unit that performs perioperative guidelines in a playful way and using the internet as a guiding and motivating tool for patients and their families. Method: descriptive, experience report- type study of the nurses of a surgical clinic unit of a teaching hospital in the southern region during the year 2015 with all the inpatients who accepted to receive the guidelines. Results: After the guidelines, patients report improvements in anxiety, relief of distress, better understanding and certainty of the procedure to be performed. Conclusion: We find in our daily life that patients need to be more and more informed about their health status and of the applicability of the technologies in favor of their safety, which brings improvement to the quality of the patient's care, early rehabilitation and the satisfaction of the team that works with the patient.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25552
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-9563
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