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Title in Portuguese: Você pode ir para o vídeo em 5, 4, 3, 2, 1... :análise da comunicação de marketing digital no youtube
Author: Macedo, Eloá Vieira de
Advisor(s): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Marketing na Internet
Comportamento do consumidor
Redes sociais on-line
Youtube (Recurso eletrônico)
Issue Date: 2016
Citation: MACEDO, Eloá Vieira de. Você pode ir para o vídeo em 5, 4, 3, 2, 1...: análise da comunicação de marketing digital no youtube. 2016. 88 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Portuguese: As Redes Sociais oferecem as empresas diversas ferramentas capazes de influenciar o comportamento do consumidor. No processo de compra o indivíduo sofre influência de fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos que o conduzem ao processo de decisão de compra. O comportamento do consumidor on-line segue as mesmas diretrizes do processo tradicional, divergindo apenas em alguns aspectos como, por exemplo, o cenário da ação, que nesse caso ocorre no ambiente virtual. Para as empresas, a Internet não deve ser vista apenas como um novo meio de troca comercial, essa ferramenta representa um modelo amplo de comunicação e otimiza a relação com o consumidor, diminuindo a distância entre organização e cliente. As mídias sociais, em especial as redes sociais, são instrumentos catalisadores dessa ação, levando a mensagem que a empresa deseja transmitir direto ao consumidor. Neste trabalho realizou-se um levantamento através da aplicação de 64 questionários em uma pesquisa não probabilística por conveniência e por julgamento, para avaliar a eficácia das ferramentas de promoção do YouTube frente aos consumidores. Os resultados apontaram que algumas destas ferramentas são mais eficazes em transmitir a mensagem das empresas ao consumidor, e que existem alguns fatores capazes de auxiliar as empresas para que a entrega da mensagem ao público seja otimizada.
Abstract: The Social Networks offer to the companies many tools able to influence the behavior of the consumer. In the purchasing process the person is influenced by cultural, social, personal and psychological factors that lead him to the purchasing decision process. Online consumer behavior follows the same guidelines as the traditional process, diverging only in some respects, such as the action scenario, which in this case occurs in the virtual environment. For businesses, the Internet should not only be seen as a new medium of commercial exchange, this tool represents a broad model of communication and optimizes the relationship with the consumer, reducing the distance between the organization and the client. Social media, especially social networks, are catalysts for this action, taking the message that the company wants to transmit directly to the consumer. In this work a survey was carried out through the application of 72 questionnaires in a non-probabilistic search for convenience and judgment, to evaluate the effectiveness of the tools of promotion of YouTube against consumers. The results pointed out that some of these tools are more effective in transmitting the message of the companies to the consumer, and that there are some factors that can help companies to deliver the message to the public is optimized.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25336
metadata.dc.type: TCC
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