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Tipo: TCC
Título: Construção e validação do questionário: avaliação do conhecimento dos enfermeiros atuantes da atenção primária sobre alimentação infantil
Autor(es): Gomes, Clarissa Costa
Orientador: Cavalcante, Mariana Martins
Palavras-chave: Nutrição da Criança;Suplementação Alimentar;Saúde da Criança;Cuidado da Criança;Estudos de Validação
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, C. C. Construção e validação do questionário: avaliação do conhecimento dos enfermeiros atuantes da atenção primária sobre alimentação infantil. 2016. 75 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral a saúde da criança. Durante a consulta de enfermagem de puericultura, também é importante as orientações acerca da alimentação infantil adequada. Dessa forma, a avaliação continua e sistemática do conhecimento destes profissionais é de extrema importância para garantir a qualidade de suas orientações. Objetivou-se elaborar e validar um questionário de avaliação sobre alimentação infantil quanto a clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, em que foi elaborado um questionário sobre alimentação infantil, baseado no Manual de Saúde da Criança: aleitamento materno e alimentação complementar do Ministério da Saúde, do ano de 2015 e validado por juízes de conteúdo selecionados baseados nos critérios de Jasper. Para isto foram selecionados 15 juízes de conteúdo. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará. O questionário possui 21 questões, sendo 4 questões sobre aleitamento materno; 4 questões sobre rotina da alimentação complementar; 4 questões sobre recomendações de preparo/armazenamento e quantidade/textura dos alimentos, 3 questões sobre fórmula infantil e diluição do leite e 6 questões sobre aspectos gerais da alimentação complementar. Foram realizadas alterações no instrumento baseadas nas sugestões dos juízes. Na validação, os juízes atribuíram IVC geral de 0. 72 para clareza de linguagem, 0,91 para pertinência prática e 0,93 para relevância teórica e IVC Global do questionário de 0,86. A literatura proposta por Norwood (2006), a qual foi seguida no presente estudo, considera um item válido quando o IVC é igual ou superior a 0,8. Concluiu-se que o questionário foi validado quanto ao conteúdo para a avaliação do conhecimento dos enfermeiros atuantes na atenção básica sobre alimentação infantil.
Abstract: The monitoring of growth and development is part of the complete evaluation of a child's health. During the nursing consultation of a child's health, guidelines on proper infant feeding is also important. The continuous and systematic evaluation of the knowledge of the healthcare professionals is extremely important. The use of questionnaires as instruments for the evaluation of clinical practices has great influence on decisions about care, treatment and/or interventions. The objective was to elaborate and validate a questionnaire on child nutrition by content judges regarding language clarity, practical relevance and theoretical relevance. This is a methodological development study, in which a questionnaire was elaborated on infant feeding based on the Child Health: Infant nutrition: breastfeeding and complementary feeding of the Ministry of Health, from the year 2015, and validated by selected content judges based on the Jasper's criteria. For the validation of the questionnaire, 15 content judges were selected. The data were analyzed in the Statistical Package for the Social Sciences version 20.0. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Ceará. The questionnaire has 21 questions, 4 questions about breastfeeding; 4 questions about routine complementary feeding; 4 questions on preparation/storage recommendations and quantity/texture of foods, 3 questions on infant formula and milk dilution, and 6 questions on general aspects of complementary feeding. Modifications were made to the instrument based on the suggestions of the judges. In the validation, the judges attributed overall IVC of 0.72 for language clarity, 0.91 for practical relevance and 0.93 for theoretical relevance and Global IVC of the questionnaire of 0.86. The literature proposed by Norwood (2006), which was followed in the present study, considers a valid item when the IVC is equal to or greater than 0.8. It was concluded that the questionnaire was validated regarding the content for the evaluation of the knowledge of nurses working in basic care about infant feeding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25289
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