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Tipo: TCC
Título: Definição e implantação de um processo de software para o Núcleo de Práticas de uma universidade
Autor(es): Silva, Micaelly Priscila Soares e
Orientador: Bezerra, Carla Ilane Moreira
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento;Desenvolvimento ágil de software;Modelos de capacitação e maturidade - Software
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Micaelly Priscila Soares e. Definição e implantação de um processo de software para o núcleo de práticas de uma Universidade. 2013. 160 f. TCC (gradduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2013.
Resumo: Processos de software são fundamentais nas organizações que visam padronizar o seu desenvolvimento de software e obter maior qualidade no produto final. Por isso, muitas organizações estão em busca de definir seus processos. Porém, essa não é uma tarefa simples. A definição e implantação de um processo de software precisa ser bem planejada e executada para que se consiga atingir seus objetivos. Diversas empresas já trabalham com processo de software e algumas universidades estão começando a perceber a sua importância. Dentro de algumas universidades existem fábricas de software que desenvolvem softwares, seja para pesquisa, para suprir a demanda interna ou externa. Algumas dessas fábricas têm como objetivo acolher alunos que estejam cursando a disciplina de estágio e esse é o caso do Núcleo de Práticas de Informática (NPI) da UFC – Campus Quixadá. Para apoiar o desenvolvimento de software, elas estão buscando definir seus processos. Alguns trabalhos de melhoria de processos de software foram realizados no âmbito acadêmico, porém apesar dos esforços, não foi localizado na literatura, trabalhos aplicados em uma fábrica de software semelhante ao NPI. Nesse contexto, esse trabalho apresenta a definição e implantação de um processo de software no Núcleo de Práticas de Informática da Universidade Federal do Ceará. O processo foi construído baseado em boas práticas que foram selecionadas de modelos de processos de software tradicionais e ágeis como CMMI, MPS.BR, RUP, PMBoK, Scrum e SCORE, e na análise das atividades desenvolvidas no NPI, focando nas disciplinas de Gerência de Projetos, Requisitos e Gerência de Configuração. O processo foi implantado em projetos pilotos do NPI. Esses foram acompanhados e os seus resultados foram coletados e analisados. A partir da análise, foram percebidas algumas dificuldades, lições aprendidas, oportunidades de melhoria, bem como as contribuições e limitações deste trabalho.
Abstract: Software processes are essential in organizations which aim to standardize their software development process and assure quality in their final product. Therefore, many organizations seek to define their processes. However, this is not an easy task. The definition and deployment of a software process has to be well planned and executed in order to achieve its goals. Several companies have already worked with software process and some universities are beginning to realize its importance. In some universities, there are software factories that develop software products, for research, or to fulfill demand from their own departments or outside requests from the community. Some of these factories aim to receive students who are enrolled in the internship course, that is the case of the Informatics Practice Center (NPI) at UFC in Quixadá. To aid the software development process, they are trying to define their processes. Some works on process improvement were done in an academic scope, however despite to efforts, was not found in the literature, applied work in a software factory similar to the NPI. In this context, this work presents the definition and implantation of a software process in the Informatics Practice Center (NPI) in the Federal University of Ceará. The process was built based on good practices selected from traditional and software models such as CMMI, MPS.BR, RIP, PMBoK, Scrum and SCORE, in the analysis of the activities developed in the NPI, focusing in Project Management, Requirements and Configuration Management disciplines. The process was deployed in pilot projects from the NPI. These projects had their progress tracked and their results were collected and analyzed. From the analysis, difficulties, lessons learned, improvement opportunities, as well as contributions and limitations on this work were discussed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25234
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