Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25225
Tipo: TCC
Título: Um estudo experimental das ferramentas de engenharia reversa aplicadas às vulnerabilidades do software
Autor(es): Pinheiro, Darwin de Oiveira
Orientador: Ortiz, Marcos Dantas
Palavras-chave: Engenharia reversa;Segurança;Windows;Malwares
Data do documento: 2013
Citação: PINHEIRO, Darwin de Oliveira. Um estudo experimental das ferramentas de engenharia reversa aplicada às vulnerabilidades do software. 2013. 42 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2013.
Resumo: Na última década a Tecnologia da Informação se consolidou como diferencial estratégico e se expandiu em diversas áreas, como: comercial, industrial e pessoal. A quantidade de informação que é gerada diariamente no mundo é proporcional a esse crescimento, que induz o aumento da quantidade de dados, às vezes restritos, que são armazenados nos computadores em volta do mundo. Juntamente com esse crescimento, aumenta também o número de usuários mal-intencionados que possuem conhecimentos técnicos na área da tecnologia da informação, e os utilizam para roubar dados ou deferir ataques diversos, praticando atividades ilícitas que acabam prejudicando pessoas e organizações, indo contra as leis e a ética. Contribuindo com essas práticas, novos vírus aparecem a cada dia, como também os spywares e malwares, ameaçando a privacidade, veracidade e segurança desses dados. Com isso, é motivado a criação de atualizações diariamente de sistemas de segurança como os antivírus, Firewalls, e IDS, entre vários outros sistemas que são usados diariamente no trabalho ou para fins pessoais, e que efetuam alguma funcionalidade. Contudo, se o foco durante o processo de desenvolvimento destes sistemas fosse destinado à segurança, teríamos uma economia considerável de tempo e dinheiro. A criação de softwares de maior qualidade evitaria a frequente reparação destas ferramentas. A Engenharia Reversa de software contribui para que o desenvolvedor entenda como o software trabalha, tornando possível estudar sua estrutura lógica a partir do produto final. Além disso, permite efetuar testes necessários para aprimoramento, alterar funções do software, recuperar códigos-fontes, incrementar sua qualidade nos quesitos desempenho e segurança. Logo, este trabalho tem por objetivo apresentar a utilização das ferramentas de Engenharia Reversa aplicando-as em softwares na plataforma Windows. Nesse contexto, é demonstrado como um programa funciona internamente a partir do monitoramento e análise via ferramentas de engenharia reversa. Este trabalho também classifica as diversas ferramentas com base nas suas características e funcionalidades, além de apresentar a importância da linguagem assembly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25225
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ddeopinheiro.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.