Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25219
Tipo: TCC
Título: O uso do Google App Engine na disciplina de desenvolvimento de software para web do Campus da UFC em Quixadá
Autor(es): Menezes, Wanrly Sousa
Orientador: Lima, Alberto Sampaio
Palavras-chave: Computação em nuvem;PHP (Linguagem de programação de computador);Software – Desenvolvimento
Data do documento: 2014
Citação: MENEZES, Wanrly Sousa. O uso do Google App Engine na disciplina de desenvolvimento de software para web do Campus da UFC em Quixadá. 2014. 37 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2014.
Resumo: Com a demanda crescente de serviços de TI, a computação em nuvem traz soluções para as pequenas e grandes organizações, fazendo com que os recursos computacionais sejam terceirizados e assim a empresa pode focar somente no seu ramo de negócio. Neste trabalho propomos o uso do Google App Engine (GAE), plataforma do Google para hospedagem de sites web, na disciplina de desenvolvimento de software para web do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, a fim de ajudar professores a corrigirem trabalhos e os alunos a hospedarem suas aplicações na web. Foram aplicados questionários de aceitação da proposta com os alunos e com os professores que ministram a disciplina, além, de um estudo mostrando a experiência de uso da plataforma pelo autor, visando a inclusão do GAE em PHP no plano de aula da disciplina. Com os resultados obtidos podemos concluir que a comunidade acadêmica aceita e acha importantes os benefícios que a computação em nuvem pode trazer para a disciplina e o uso do Google App Engine ajudaria tanto professores como alunos a aproveitarem melhor a disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25219
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_wsmenezes.pdf985,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.