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Tipo: Dissertação
Título : Compreensão da problemática da periferização por segregação involuntária no planejamento da acessibilidade e mobilidade em Fortaleza
Autor : Andrade, Beatriz Rodrigues
Tutor: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palabras clave : Transportes;Modelagem integrada;Acessibilidade - Transporte;Solo - Uso;Mobilidade urbana;Involuntary peripheralization;Integrated modeling;Land use
Fecha de publicación : 2016
Citación : ANDRADE, B. R. Compreensão da problemática da periferização por segregação involuntária no planejamento da acessibilidade e mobilidade em Fortaleza. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O fenômeno da periferização, um dos maiores problemas urbanos da atualidade, restringe a parcela da população que vive nas franjas urbanas a participar ativamente da urbis enquanto espaço de trocas sociais, políticas e econômicas, ou seja, impacta diretamente na acessibilidade das pessoas às atividades que desejam realizar no espaço urbano. A depender da quantidade e intensidade das restrições impostas a um grupo, a deficiência nos seus níveis de acessibilidade e de mobilidade pode gerar um cenário de exclusão social, o que faz da população de baixa renda que habita a periferia (segregação involuntária) um grupo de risco. Nesta pesquisa de mestrado, para atingir o objetivo geral de compreender a periferização por segregação involuntária em Fortaleza através da modelagem integrada dessa problemática, beneficiou-se de uma necessária sistematização do processo de planejamento integrado da acessibilidade e mobilidade urbanas, sendo ela destacada em três vertentes: teórico-conceitual (através de modelo conceitual ALUTI), metodológica e operacional. Considerando a complexidade do fenômeno estudado, para sistematizar operacionalmente a problemática e auxiliar principalmente na etapa de diagnóstico (prognóstico e avaliação de cenário), foi utilizada a plataforma computacional Tranus (modelo de localização de atividades, distribuição espacial do uso do solo, assim como de demanda e oferta de transportes), a qual amparou a modelagem dos indicadores utilizados para caracterizar a periferização involuntária e diagnosticar as relações causais entre essa problemática, que se materializa no subsistema de uso do solo, e os níveis de acessibilidade e mobilidade da população de baixa renda que vive nessas condições de segregação.
Abstract: The phenomenon of the peripheralization, one of the largest urban problems today, restricts the share of the population that lives in urban fringes to actively participate in the Urbis as an area of social, political and economic exchanges, that is, directly impacts in the accessibility of people to activities they want accomplish in urban space. Depending on the amount and intensity of the restrictions imposed on a group disability in their levels of accessibility and mobility can generate a scenario of social exclusion, which makes the low-income population that inhabits the periphery (involuntary segregation) a risk group. In this master's research, to achieve the overall objective to understand the marginal involuntary segregation in Fortaleza through of the integrated problematic modeling, benefited from a necessary systematization of integrated planning process of accessibility and urban mobility, that is highlighted in three areas: theoretical and conceptual (through conceptual model ALUTI), methodological and operational. Considering the complexity of the studied phenomenon, to systematize operationally problematic and assist primarily in the diagnosis stage (prognosis and assessment scenario), the computing platform TRANUS was used, which bolstered the modeling of the indicators used to characterize involuntary peripheralization and diagnose the causal links between this problem, that is embodied in the subsystem of land use, and levels of accessibility and mobility of low population income living in these conditions segregation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25167
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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